Boas-vindas aos discentes do PósENQ – Edição 2021

27/04/2021 16:12

O evento de Boas-vindas aos novos discentes do PósENQ irá ocorrer no dia 03/05/2021. Para tal, iremos contar com aula Magna ministrada pelo Prof. Dr. José Carlos Pinto, sob o Título “A sustentabilidade como oportunidade estratégica para a Engenharia Química brasileira.”

Programação Completa:

15h30min às 17h00min – Recepção aos discentes do PósENQ (destinada aos novos discentes).

17h00min às 18h00min – Aula Magna com Prof. Dr. José Carlos Costa da Silva Pinto (aberta ao público geral).

A transmissão será no formato online, via Google Meet (link).

Sobre o Prof. José Carlos Pinto:

José Carlos Pinto é professor do Programa de Engenharia Química da COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ, Brasil, desde 1992 e é Professor Titular desde 2002. É membro do comitê editorial da revista Polímeros: Ciência e Tecnologia, editada pela ABPol. É também membro dos Conselhos Editoriais da revistas Macromolecular Reaction Engineering (editada pela Wiley) e Processes (editada pela MDPI). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2010 e da Academia Nacional de Engenharia desde 2014. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase geral em reatores químicos, e ênfase particular na área de modelagem, simulação e controle de sistemas de polimerização. Já publicou mais de 440 artigos técnicos em revistas científicas e conta com mais de 8500 citações nas bases “Web of Science”, “Scopus” e “Google Scholar”, com fator H igual a 46 (em 01/12/2020).

Apesar de ser carioca, José Carlos foi com os pais para a Bahia no início da década de 70, onde aprendeu a gostar de Caetano e acarajé e onde se formou em Engenharia Química em Janeiro de 1986. Neste mesmo ano, José Carlos voltou ao Rio de Janeiro para fazer a pós-graduação na COPPE, quando então foi convidado a ingressar no programa de Doutoramento Direto do Programa de Engenharia Química da COPPE. Durante o Doutorado, José Carlos teve a oportunidade de desenvolver parte de seus trabalhos de investigação na University of Wisconsin, Madison – WI, EUA. Sua tese de Doutorado, na área genérica de Dinâmica de Sistemas de Polimerização, foi orientada pelos Professores Evaristo Chalbaud Biscaia Jr. ( PEQ / COPPE / UFRJ ) e W. Harmon Ray ( DCE / UW, at Madison ).

José Carlos teve a oportunidade de retornar à Bahia no final de 1998 para realizar trabalho de pós-doutoramento na Polibrasil Resinas SA (atualmente Braskem) na equipe do Dr. Antônio Gomes de Mattos Neto. Durante todo o ano de 1999, José Carlos matou saudades da família, ganhou alguns quilos e desenvolveu em conjunto com a equipe da Polibrasil um simulador de processos de polimerização voltado para a predição de propriedades finais de resinas poliolefínicas. O simulador (SIMULPOL 3.0) é atualmente um produto comercial, que pode ser fornecido aos interessados no assunto.

No ano de 2005 José Carlos teve a satisfação de passar seis meses em Aracaju, no estado de Sergipe, como professor visitante do ITP – Instituto de Tecnologia e Pesquisa, da Unit – Universidade Tiradentes. Durante o período em que permaneceu em Aracaju, José Carlos colaborou com o lançamento do curso de Mestrado em Engenharia de Processos da Unit, projeto com o qual já vinha colaborando desde 2002. Durante os seis meses que passou em Aracaju, José Carlos aprendeu a gostar da cidade, aprendeu a dançar forró e terminou o livro de poesias, que veio a lançar pela Editora Frutos no ano de 2006. O livro tem o título de Palavras e lança um pouco de poesia no monte de números que cercam José Carlos.

José Carlos também foi um dos sócios fundadores da AikeTech (junto com os colegas Enrique Lima, Márcio Nele e Príamo Melo), empresa de engenharia e consultoria que recebeu a autorização do colegiado do Programa de Engenharia Química da COPPE / UFRJ em 2004 para atuar na área de simulação e automação de processos, visando levar ao parque industrial brasileiro as avançadas técnicas de modelagem, simulação e controle de processos atualmente disponíveis. A empresa foi fechada em 2009 por razões societárias, mas os esforços para desenvolvimento de ferramentas avançadas de modelagem e controle de sistemas de polimerização têm tido continuidade com a intermediação da Fundação COPPETEC. Mais recentemente, José Carlos tem coordenado as atividades de construção e instalação de uma planta piloto de polimerização, capaz de produzir lotes adequados para o desenvolvimento de testes comerciais e clínicos de produtos baseados em materiais poliméricos. (Fonte: http://peq.coppe.ufrj.br/Pessoal/Professores/pinto/)

Desde fevereiro de 2020, o Prof. José Carlos tem se aventurado como Youtuber. Seu canal, Falando com Ciência, possui mais de 2 mil seguidores e aborda temas relacionados aos aspectos polêmicos do trabalho científico e acadêmico e sobre as ideologias e metodologias que permeiam o trabalho diário do pesquisador/cientista e do professor universitário. O objetivo de seu canal não é discutir avanços técnicos, teóricos, empíricos ou tecnológicos e sim  falar sobre a natureza das atividades científicas e acadêmicas, propondo temas que mereçam ser discutidos por pesquisadores experientes e pesquisadores recém-iniciados em ambientes formais e informais (texto retirado do canal).

Confira a aula em formato de Podcast: