PósENQ participa de evento do BRICS na área de Materiais e Nanotecnologia

27/10/2021 19:39

A convite da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Dachamir Hotza, professor do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC e vice-coordenador do Laboratório Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Nanoestruturas (Linden), está representando a Universidade no 3rd Meeting of the Brics Working Group on Materials Science and Nanotechnology. O Grupo de Trabalho em Ciência dos Materiais e Nanotecnologia no âmbito do agrupamento BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) atua na proposta de um consórcio acadêmico sem fins lucrativos que una as principais universidades e organizações de pesquisa dos países BRICS nas áreas de Ciência dos Materiais e Nanotecnologia.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas sedia o evento. Foto: divulgação.

As tratativas iniciaram em 2017, e, até o momento, após duas reuniões, já foram definidas as diretrizes básicas para a criação da Rede Brics de Ciências dos Materiais e Nanotecnologia (Brics-RCMN). A parte brasileira do Brics-RCMN é composta por cinco laboratórios do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO) que demonstraram interesse em participar das discussões. O Linden, coordenado pelo também professor do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos Ricardo Antonio Francisco Machado, é um deles.

O encontro ocorre em formato híbrido, presencial e virtualmente, de 26 a 28 de outubro, em Manaus, Amazonas, e tem como organizadores o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e o MCTI. As atividades podem ser acompanhadas pelo canal da TV Ifam no YouTube.

Na terça-feira (27), Dachamir apresentou as potencialidades e interações internacionais do Linden (vídeo disponível em português e inglês). Atualmente, o laboratório participa de um projeto ligado ao BRICS, financiado no Brasil pelo CNPq e coordenado na UFSC pelo professor Pedro Henrique Hermes de Araújo. Intitulado Polymeric nanostructures for treatment of microbial infections, o trabalho é realizado em parceria com os institutos NIAB, de Hyderabad, Índia, e NERCN, de Xangai, China.