Egresso PósENQ, onde anda você? – Éliton Fonseca

06/12/2021 15:36

É com muito orgulho que divulgamos o décimo e último convidado da série especial “Egresso PósENQ, onde anda você?”.

Dr. Éliton Fontana é graduado em Engenharia Química pela UNOCHAPECÓ (2009), cursou Mestrado (2011) e Doutorado (2014) no PósENQ/UFSC. Neste período, desenvolveu atividades na área de modelagem e simulação de processos, principalmente envolvendo dinâmica de fluidos e transferência de calor em sistemas multifásicos, como por exemplo no estudo da geração de água em células a combustível com membrana de troca de prótons e na análise de estabilidade hidrodinâmica em sistemas com convecção natural.

Desde 2016 é professor adjunto no Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná, onde ministra disciplinas nas áreas de métodos matemáticos e numéricos aplicados à engenharia. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química/UFPR, orientando trabalhos de mestrado e doutorado vinculados ao Laboratório de Fluidodinâmica Computacional (CFDeq).

Nos últimos anos, tem desenvolvido pesquisas envolvendo transferência de calor por radiação em sistemas termofotovoltáicos, combustão em microcanais e convecção natural em meios porosos heterogêneos. Além disso, desenvolve projetos em parceria com empresas multinacionais nas áreas de modelagem e simulação em processos com escoamento de fluidos e sólidos particulados.

Data: 13/12/2021
Horário: 17h00min
Local: https://meet.google.com/uns-mwsx-ome