Palestra e Minicurso Prof. Jose R. Leiza no âmbito do subprojeto PrInt-CAPES/UFSC coordenado pelo PósENQ

24/02/2022 20:01

No âmbito do Projeto PrInt-CAPES/UFSC, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química tem o prazer de convidá-los para participar das atividades que serão ministradas de forma presencial pelo Prof. Jose R. Leiza do Instituto POLYMAT (Institute of Polymer Materials) da Universidade do País Basco – Espanha durante sua visita ao EQA.

O Prof. Jose R. Leiza é Professor Catedrático da Universidade do País Basco, e atuou como diretor do POLYMAT de 2011 a 2020. Seus interesses de pesquisa atuais incluem, principalmente, reações de polimerização em meio disperso, nanocompósitos híbridos inorgânicos/polímeros à base de água para revestimentos anticorrosivos, polimerização de monômeros solúveis em água como aditivos para concreto, monômeros de fontes renováveis e sua aplicação para a produção de novos adesivos e revestimentos, e eletrofiação de látex poliméricos

Atividades programadas pelo Prof. Jose R. Leiza durante sua estadia na UFSC:

Palestra: Biobased waterborne Pressure-sensitive adhesives with excellent performance and novel functionalities

Data: segunda-feira 07 de março

Horário: 14h00

Local: Auditório I do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos

Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC

Minicurso: Emulsion Polymerization

Data: 8, 9 e 10 de março

Horário: 8h20 – 10h20

Local: Sala 21 do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA021)

Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC

> Link para inscrição: https://forms.gle/baPYDDqVrsqVTZwX7

Programação:

8 de março | Emulsion Polymerization Part A: Main characteristics and commercial polymers; Formulation ingredients: Initiators and surfactants; Physical description; The concept of compartmentalization and its implications.

9 de março | Emulsion Polymerization Part B: Kinetics of emulsion polymerization; Average number of radicals per particle; Monomer partitioning; Particle nucleation.

10 de março | Emulsion Polymerization Part C: Molecular Weight Distribution (MWD); Specificities of MWD in emulsion polymerizations; Experimental determination of MWD; Gel content; Crosslinking density.