Pós-doutorando do PósENQ é selecionado pela segunda vez para encontro com Prêmios Nobel

29/03/2022 21:53

O pós-doutorando Domingos Lusitaneo Pier Macuvele, do nosso programa de Pós-Graduação, foi um dos 611 jovens cientistas selecionados para participar do 71º Lindau Nobel Laureate Meeting. O evento, programado para ocorrer de 26 de junho a 1º de julho na cidade de Lindau, na Alemanha, reunirá os mais promissores pesquisadores do mundo e vencedores do Prêmio Nobel.

Domingos é selecionado pela segunda vez para o evento. Segundo ele “a sensação é diferente com certeza, pois quando as coisas acontecem pela segunda vez não tem o mesmo impacto. No entanto, este segundo convite tem algo de especial, pois o presente evento é mais específico para química e eu como químico terei a chance de interagir com os vencedores do Nobel de química e demais jovens cientistas na área de química. Importa destacar que o evento passado (70 st Lindau Nobel Laureate) era multidisciplinar e este 71st é específico para a área de química.

O processo se seleção foi realizado com a seleção inicial de 2000 jovens cientistas abaixo de 35 anos e, então comissão organizadora do evento selecionou somente 611. “No entanto, para o meu caso desta vez, não passei pelo processo de indicação por uma academia científica. A própria comissão organizadora do evento, no ano passado, mandou um email querendo saber se teria interesse de participar no evento 71st dedicado para química. E caso tivesse interesse, iria concorrer com os demais indicados pelas academias científicas de todo mundo. Posto isto, eu disse que gostaria de tentar participar novamente, já que haveria a chance do evento ser presencial. Neste sentido, atualizei os meus dados curriculares na plataforma NAPER, para participar do seletivo junto com os demais candidatos foram indicados pelas academias científicas. E semana passada veio a notícia que estava sendo convidado para participar.

Para ele “As expectativas são enormes e espero poder aprender bastante com os vencedores dos premio Nobel e também interagir com os demais jovens cientistas. Espero sair com inspiração redobrada. É importante frisar, que a ciência é construção coletiva e que esta distinção, por mais que seja pessoal, representa uma coletividade. Por isso, divido esse convite com todos que fazem parte da minha história e sem exceção. De forma específica agradeço ao LabMAC ( Cíntia – coorientadora do Doutorado, Humberto – Orientador de Doutorado e Supervisor do Estágio Pós-doutoral, Natan, Márcio Fiori – coorientador do Doutorado e demais colegas), ao POSENQ, a UFSC, a UniroVuma, a CNPq, CAPES, a minha namorada, família, amigos, colegas, e a todos que direta ou indiretamente contribuíram na construção deste EU coletivo.

 

Lusitaneo, o PósENQ te parabeniza e deseja todo um evento explendido!