Professores do PósENQ em missão de trabalho na Colômbia

08/08/2022 18:45

Os professores Sergio Yesid Gómez González e Dachamir Hotza realizaram missões de trabalho, no período de 24 de julho a 4 de agosto, respectivamente, na Universidade de Los Andes (UNIANDES), Bogotá, e na Pontificia Universidad Bolivariana (UPB), Medellin, Colômbia, no âmbito do Programa de Internacionalização (PrInt), dentro dos objetivos do subprojeto liderado pelo PósENQ no tema “Sustentabilidade Industrial”.

Os objetivos das missões incluíram discussão de temas inerentes à pesquisa e pós-graduação; preparação e acompanhamento de trabalhos cooperativos; e, principalmente, planejamento de intercâmbios de estudantes de pós-graduação com possibilidade de dupla titulação com cotutela.

A UNIANDES é a universidade mais bem colocada da Colômbia (#1) no recém-divulgado ranking Latin America (LA) pela Times Higher Education (THE), sendo atualmente #13 na LA. A UPB, pelo mesmo ranking, é a #11 da Colômbia e #126 na LA. A UFSC ocupa a posição #4 no Brasil e #6 na América Latina. No entanto, os scores da UFSC relativos ao quesito de “international outlook” são inferiores aos das universidades colombianas. Assim, a intenção da missão foi compartilhar boas práticas no sentido de crescimento sinergético das instituições de ensino de ambos os países.

Na UPB, em Medellín, foram realizadas reuniões com colegas dos Departamentos de Engenharia Química, Engenharia Agroindustrial (equivalente à Engenharia de Alimentos), e Engenharia em Nanotecnologia. Por fim, foram visitados laboratórios de grupos de pesquisa afins, como o Centro de Estudios y de Investigación en Biotecnología (CIBIOT), e apresentados seminários a estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia em Nanotecnologia.

Na UNIANDES, em Bogotá, as reuniões foram com professores do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (tal como o EQA/UFSC, é um único departamento com dois cursos de graduação e pós-graduação, respectivamente), e também com colegas do Departamento de Engenharia Mecânica, em particular da área de Materiais e Manufatura.

Em ambas as universidades os professores apresentaram as linhas de pesquisa e laboratórios do PósENQ, além de aprofundar a proposta de maior intercâmbio entre estudantes e docentes das universidades.

Concretamente, foram elaboradas duas minutas de Convenção Geral de Cotutela, a serem aplicadas, num primeiro momento, a estudantes de mestrado das instituições colombianas, que deverão se inscrever e passar um período de no mínimo 6 meses na UFSC, além de alunos da UFSC que poderão fazer o percurso inverso.

Os estudantes que concluírem com êxito os respectivos cursos receberão o duplo título de Mestre em Engenharia Química pela UFSC, e “Magister en Ingeniería Química” pela UPB ou UNIANDES.

Maiores informações sobre requisitos e candidaturas para dupla titulação com cotutela internacional poderão ser obtidas com os professores Sergio e Dachamir.

#OrgulhoDeSerPósENQ