(Português do Brasil) PósENQ News

12/11/2025 19:31

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

É com grande entusiasmo que o Programa de Pós-graduação em Engenharia Química – PósENQ, parabeniza a Prof.ª Dr.ª Débora de Oliveira, ex Coordenadora do programa (2020/2024) e agora como, a nova Pró-Reitora de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina.

A Prof.ª Débora de Oliveira possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos, ambos da UFSC. Atua como revisora de diversos periódicos científicos da área.

Possui experiência na área de Processos Biotecnológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção, purificação e imobilização de enzimas; Desenvolvimento de processos enzimáticos; Produção de biocompostos de interesse industrial; Produção de biocombustíveis, com ênfase em biodiesel e biohidrogênio; Aproveitamento biotecnológico de resíduos industriais, com foco na pesquisa, desenvolvimento e inovação dentro destas áreas. Possui cerca de 400 artigos publicados em periódicos científicos da área e orientou em torno de 130 dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de ter supervisionado vários estágios de pós-doutorado.

Atualmente, seu Fator H é 59. É membro do corpo editorial do periódico Internacional Journal of Biological Macromolecules. Atua como membro do CA Engenharia Química/CNPq desde junho de 2024. Coordena a Rede de Biotecnologia da UFSC desde agosto de 2024. A partir de dezembro de 2024 assumiu a Pró-Reitoria Adjunta de Pós-Graduação da UFSC e agora a Pró-Reitoria.

Recebeu o Prêmio Mulheres na Ciência UFSC Área de Ciências Exatas e da Terra (2023) e Mulheres na Ciência da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (2023).