(Português do Brasil) Egresso PósENQ, onde anda você? – Sandro R. P. da Rocha

05/04/2021 15:42

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

 

É com muito orgulho que divulgamos o segundo convidado da série especial “Egresso PósENQ, onde anda você?”. Ele se chama Sandro R. P. da Rocha e é egresso da turma 1993-1995.

Dr. da Rocha é Professor do Departamento de Farmácia e Diretor Fundador do curso de Engenharia Farmacêutica da Escola de Farmácia da Virginia Commonwealth University (VCU). Ele também é membro titular do Massey Câncer Center da VCU. Obteve seu bacharelado e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Maria e Santa Catarina, respectivamente. Seu Ph.D., em Engenharia Química, foi realizado na Universidade do Texas em Austin.

Após realização de pós-doutorado em Química e Bioquímica, também na Universidade do Texas em Austin, o Dr. da Rocha ingressou no corpo docente do curso de Engenharia Química na Wayne State University, em Detroit, no ano de 2002.

Ingressou na VCU em 2015, onde foi um dos líderes no estabelecimento do Centro de Engenharia e Ciências Farmacêuticas e também o novo curso de PhD em Engenharia Farmacêutica da VCU – o primeiro do gênero no país. Atualmente é o Diretor fundador da Escola de Farmácia de ambos os programas.

A experiência do Prof. da Rocha está na ampla área da nanomedicina, com foco na formulação e administração de medicamentos para o tratamento de doenças pulmonares, em particular o câncer de pulmão. O trabalho, em seus laboratórios, tem como foco o desenvolvimento de biomateriais com propriedades que permitem o controle de sua interação com o ambiente fisiológico pulmonar, para melhor desempenho e aplicação segura de terapêuticas, incluindo biológicas e imunoterapias.

O trabalho é altamente multidisciplinar e envolve alunos, pós-doutorandos e acadêmicos visitantes com formações distintas e complementares.

O grupo emprega métodos in silico e ensaios experimentais de nível molecular para entender o impacto da química dos materiais em seus atributos críticos, além de avaliar estratégias sintéticas avançadas para preparar os nanomateriais com as características desejadas e aplicá-los em modelos in vitro e in vivo para entender seu comportamento e eficácia.

Além disso, o grupo da Rocha demonstrou a capacidade de tais nanomedicamentos alcançarem não apenas a liberação espacial e temporalmente resolvida de drogas, mas também de direcionar passiva e ativamente tecidos específicos, populações de células e organelas intracelulares, levando a estratégias avançadas de administração de drogas para tratar o pulmão (e outras) doenças.

Data: 12/04/2021

Horário: 17h00min

Local: https://meet.google.com/oja-hbmc-bam

EDIT 1 – O link já está no ar: