(Português do Brasil) PósENQ participa de evento do BRICS na área de Materiais e Nanotecnologia

27/10/2021 19:39

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A convite da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Dachamir Hotza, professor do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC e vice-coordenador do Laboratório Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Nanoestruturas (Linden), está representando a Universidade no 3rd Meeting of the Brics Working Group on Materials Science and Nanotechnology. O Grupo de Trabalho em Ciência dos Materiais e Nanotecnologia no âmbito do agrupamento BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) atua na proposta de um consórcio acadêmico sem fins lucrativos que una as principais universidades e organizações de pesquisa dos países BRICS nas áreas de Ciência dos Materiais e Nanotecnologia.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas sedia o evento. Foto: divulgação.

As tratativas iniciaram em 2017, e, até o momento, após duas reuniões, já foram definidas as diretrizes básicas para a criação da Rede Brics de Ciências dos Materiais e Nanotecnologia (Brics-RCMN). A parte brasileira do Brics-RCMN é composta por cinco laboratórios do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO) que demonstraram interesse em participar das discussões. O Linden, coordenado pelo também professor do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos Ricardo Antonio Francisco Machado, é um deles.

O encontro ocorre em formato híbrido, presencial e virtualmente, de 26 a 28 de outubro, em Manaus, Amazonas, e tem como organizadores o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e o MCTI. As atividades podem ser acompanhadas pelo canal da TV Ifam no YouTube.

Na terça-feira (27), Dachamir apresentou as potencialidades e interações internacionais do Linden (vídeo disponível em português e inglês). Atualmente, o laboratório participa de um projeto ligado ao BRICS, financiado no Brasil pelo CNPq e coordenado na UFSC pelo professor Pedro Henrique Hermes de Araújo. Intitulado Polymeric nanostructures for treatment of microbial infections, o trabalho é realizado em parceria com os institutos NIAB, de Hyderabad, Índia, e NERCN, de Xangai, China.