(Português do Brasil) O Prof. Dr. Dachamir Hotza (PósENQ/UFSC) foi premiado com o título de “Fellow”

01/08/2023 01:52

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Prof. Dr. Dachamir Hotza foi premiado com o título de “Fellow” (membro associado) da Associação Americana de Cerâmica, a American Ceramic Society (ACerS).

Nos mais de 100 anos de história da ACerS, esta é a quarta vez que um cientista brasileiro é promovido a “Fellow”.

Hotza relatou em depoimento que a UFSC desempenha um papel fundamental em sua trajetória: “a Universidade me fornece o ambiente para desenvolver minhas habilidades, conhecimentos e pesquisas no campo da cerâmica”. O título de “Fellow” é conferido a indivíduos de boa reputação e contribuições excepcionais nas artes ou ciências cerâmicas. O Prof. Hotza (classe de 2023) se junta aos ceramistas nacionais Victor Pandolfelli (classe de 2003), Edgar Zanotto (classe de 2016) e Ricardo Castro (classe de 2019).

Hotza supervisiona o Laboratório de Processamento Cerâmico (Procer) e o Laboratório Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Nanoestruturas (Linden), ambos vinculados ao Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA) da UFSC.

Pela Editora da UFSC, Hotza é coautor, junto com Antonio Pedro Novaes de Oliveira, do livro “Tecnologia de Fabricação de Revestimentos Cerâmicos“ e também é um dos cientistas mais citados do mundo, entre 24 colegas da UFSC, segundo pesquisa da Stanford University, publicada em 2022.