(Português do Brasil) PósENQ/UFSC muito bem representado no Prêmio Confap de CTI

28/12/2023 18:27

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Subcategoria: Ciências Exatas

Pesquisadora: Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira 

Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Com graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado e doutorado em Química pela UFSC e pós-doutorado na Universidade de Porto, Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSC.

É membro de comitês científicos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Faz parte do comitê gestor do INCT Midas, um projeto dentro do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tem como objetivo desenvolver a ciência aplicada de ponta nas áreas de química, engenharia, materiais e processos que gerem tecnologias ambientais de alto potencial aplicado para a valoração de resíduos e materiais renováveis.

A pesquisadora possui experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tratamentos e Aproveitamento de Rejeitos e aplicação de processos nanotecnológicos, atuando principalmente nos temas: tratamento de efluentes, adsorção, processos oxidativos avançados e catálise heterogênea.

O Prêmio Confap é uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que congrega as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) de todo o Brasil. A Etapa Estadual da premiação é organizada pela FAP de cada estado. Os selecionados em cada categoria representam seu estado na Etapa Nacional.

Esta é a terceira edição do Prêmio Confap de CTI, que tem como objetivo selecionar pesquisadores com trabalhos que contribuam para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e profissionais da área de comunicação que atuem na divulgação da CTI.

Conheça todos os selecionados que representarão Santa Catarina na final da terceira edição do Prêmio Confap e a matéria completa em https://fapesc.sc.gov.br/conheca-os-catarinenses-que-vao-representar-sc-em-premio-nacional-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao/.