(Português do Brasil) Congresso Pan-Americano Impulsiona Colaboração Internacional do PósENQ

14/04/2024 23:20

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Durante o período de 7 a 11 de abril de 2024 na Cidade do Panamá, ocorreu o evento Pan American Ceramics Congress and Ferroelectrics Meeting of Americas (PACC-FMAs 2024).

Neste evento, os professores do PósENQ, Agenor De Noni Junior, Dachamir Hotza e Sergio Yesid Gómez González, apresentaram 5 trabalhos orais (3 dos quais como invited lectures):

  • Additive Manufacturing of Geopolymers for Sustainable Catalytic Applications
  • Barium-Strontium-Nickel-Iron Mixed Oxides Functional Membranes for Dark Catalysis
  • Nanoparticle Exsolution in LaNixFe1-xO3 Perovskite Films for Catalytic Applications
  • Simulation of Fast-Firing Densification by the Discrete Element Method
  • Strategies to Improve Energy Efficiency of Ceramic Tile Firing and the Sustainability of the Whole Process

Além disso, durante o evento, houve um encontro entre os professores do PosENQ, além de colegas brasileiros presentes no evento, e o Presidente da American Ceramic Society (ACerS), Prof. Rajendra Bordia, no sentido de criar um Brazilian Chapter da ACerS.

A American Ceramic Society (ACerS) é uma renomada organização internacional dedicada ao avanço da ciência e da tecnologia de materiais. Fundada em 1898, a ACerS tem desempenhado um papel vital na ciência e tecnologia dos materiais e sua aplicação em diversas áreas industriais.Uma parte importante da estrutura da ACerS são os International Chapters, que são grupos locais ou regionais compostos por membros da ACerS que residem fora dos Estados Unidos. Esses capítulos desempenham um papel crucial na promoção da missão da ACerS em nível internacional, facilitando a colaboração entre os membros, promovendo eventos locais, compartilhando conhecimento e experiência.

Por fim, houve um encontro entre os professores do PósENQ e a Prof. Olivia Graeve, da University of California at San Diego (UC San Diego), no intuito de agregar estudantes brasileiros ao programa de intercâmbio ENLACE, promovido naquela universidade.

O ENLACE tem como objetivo incentivar a participação de estudantes do ensino médio e universitários em pesquisa nas áreas de ciências e engenharia, ao mesmo tempo que promove amizades transfronteiriças entre a América Latina e os Estados Unidos.

Os participantes deste programa se juntar a um laboratório de pesquisa na UC San Diego, em uma área específica de interesse de cada participante. A seleção de estudantes é feita anualmente, sendo a próxima programada para outubro de 2024, para estadias no verão de 2025. A UC San Diego foi avaliada como a 29ª universidade do mundo, no Ranking 2022 da Times Higher Education.