(Português do Brasil) TESE INDICADA ao Prêmio CAPES de Tese 2025
TESE INDICADA ao Prêmio CAPES de Tese 2025: Afonso Henrique da Silva Júnior.
O Dr. Afonso Henrique da Silva Júnior é hoje Professor no Departamento de Energia e Sustentabilidade (EES) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Araranguá. Graduado em Engenharia Agroindustrial-Agroquímica pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2018) (Titulação reconhecida pelo CREA-RS de Engenheiro Bioquímico (Protocolo: 1009-12)).
Possui Mestrado (2021) e Doutorado (2024) em Engenharia Química pela UFSC (PósENQ, CAPES 7). Professor Cofundador do Laboratório de Produtos e Processos Sustentáveis (P2S). É colaborador nos Laboratórios de Simulação Numérica de Sistemas Químicos (LabSIN), de Transferência de Massa (LabMASSA) e de Energias Renováveis e Aceitação Social (LabERAS).
Integra os grupos de pesquisa TECHNOSYS, P2S e TECTEXTIL do CNPq. Áreas de atuação: dispersão e remoção de poluentes líquidos, gasosos e particulados, processos da indústria de petróleo, gás e petroquímica, e racionalização do uso de água na indústria têxtil. Revisor de artigos científicos para periódicos nacionais e internacionais. É membro da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e da Associação Brasileira de Processos Oxidativos Avançados (ABPOA).
Linhas de pesquisa: sustentabilidade industrial, meio ambiente, catálise heterogênea, processos limpos, remediação de solos, processos bioquímicos, biotecnologia industrial, caracterização de resíduos, nanotecnologia, fibras têxteis, desenvolvimento de materiais avançados, recursos florestais, agricultura 4.0, nanofertilizantes, biocombustíveis, tratamento de efluentes e segurança do trabalho. Os projetos desenvolvidos são pautados na integração entre tecnologia, inovação e negócios, com financiamento de agências de fomento (CNPq, CAPES, FAPERGS e FAPESC) e do setor privado.



















