PósENQ Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química
  • Processo Seletivo 2015.II – Resultado Final (Correção)

    Publicado em 12/05/2015 às 06:17 PM

    Encontra-se publicado, no documento em anexo, o resultado final do Processo Seletivo 2015.II contendo a lista dos(as) candidatos(as) em ordem decrescente da nota final de classificação, conforme consta no item 6 do Edital.

    Lembramos que os(as) candidatos(as), cuja pontuação obtida está dentro da nota de corte e do número de vagas disponível, são considerados selecionados.

    Os candidatos(as) cuja pontuação atingida está dentro da nota de corte, porém, encontram-se em posição acima do número de vagas disponível poderão ser chamados caso as mesmas não sejam preenchidas.

    Resultado Final – Correção

    Comissão de Processo Seletivo


  • Processo Seletivo 2015.II – Inscrições Homologadas

    Publicado em 08/05/2015 às 04:44 PM

    Encontra-se publicado no documento em anexo a lista contendo o nome dos(as) candidatos(as) cuja inscrição foi homologada pela Comissão de Processo Seletivo.

    Convém salientar que a homologação da inscrição não implica em aprovação, apenas indica que o candidato(a) cumpriu com todas as exigências apresentadas no Edital de Seleção 2015.II.

    Inscrições Homologadas

    Comissão de Processo Seletivo


  • Papel na Cerâmica

    Publicado em 05/05/2015 às 09:18 AM

    Estudo realizado no Curso de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) utiliza aparas de papel para compor a cerâmica monoporosa e fabricar azulejos.

    Leia em: http://revistapesquisa.fapesp.br/20…/…/10/papel-na-ceramica/


  • Palestra: Líquidos Iônicos Como Solventes e Como Catalisadores: Efeitos, Propriedades e Aplicações

    Publicado em 27/04/2015 às 09:15 AM

    O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química tem o prazer de convidá-los para assistir a palestra intitulada:

    Líquidos Iônicos Como Solventes e Como Catalisadores: Efeitos, Propriedades e Aplicações

    Palestrante: Prof. Dr. Brenno A. D. Neto

    Universidade: Universidade de Brasília (UnB)

    Local: Auditório I do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos

    Data: 29/04/2015

    Horário: 10h00min

    Brief CV

    A Coordenação do PósENQ


  • Palestra “Taguchi Planning in Research: More Than Simple Guess and Statistics”

    Publicado em 24/04/2015 às 04:28 PM

    O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química tem a honra de convidá-los para assistir a palestra intitulada:

    Taguchi Planning in Research: More Than Simple Guess and Statistics

    Palestrante: Prof. Dr. Jorge Ribeiro Frade      https://www.ua.pt/demac/pageperson.aspx?id=219

    Universidade: Universidade de Aveiro (Portugal)

    Local: Auditório II do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos

    Data: 30/04/2015  (quinta-feira)

    Horário: 14h00min

    Resumo da Palestra


  • Edital de Seleção para Mestrado e Doutorado com Início em 2015.II

    Publicado em 22/04/2015 às 05:09 PM

    O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina informa que está aberto o Edital de Seleção de Candidato(a)s às Vagas para os Cursos de Mestrado e de Doutorado para o Segundo Trimestre Letivo de 2015.

    O Edital, Formulário de Inscrição e demais informações estão disponíveis em:

    http://posenq.posgrad.ufsc.br/edital-de-inscricao/

    A Coordenação do PósENQ


  • Apresentação de Trabalhos – Estudo Dirigido – 2015.I

    Publicado em 21/04/2015 às 02:00 PM

    Informamos a todos que os trabalhos referentes à disciplina de Estudo Dirigido serão apresentados nos dias 11 e 18 de maio, a partir das 08h30min, no Auditório II do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos.

    Convidamos todos os docentes e discentes para prestigiarem as apresentações.

    Cronograma de Apresentação


  • Informe: Processo Seletivo PósENQ 2015.II

    Publicado em 14/04/2015 às 08:08 AM

    Por necessidade de adequações com as novas recomendações da Pró-Reitoria de Pós-graduação da UFSC, o edital está sendo revisado e o novo período de inscrição será de 22 de abril a 06 de maio de 2015.

    Em caso de dúvidas, favor entrar em contato através do seguinte endereço eletrônico: ppgenq@contato.ufsc.br

    A Coordenação do PósENQ


  • Seminário: Emerging Photocatalytic Processes for Environmental and Renewable Energy Applications

    Publicado em 13/04/2015 às 07:39 PM

    O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química tem a honra de convidá-los para assistir o seminário intitulado:

    Emerging Photocatalytic Processes for Environmental and Renewable Energy Applications

    Palestrante: Prof. Dr. Gianluca Li-Puma

    Universidade: Loughborough University (Leicestershire – UK)

    Local: Auditório I do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos

    Data: 15/04/2015  (quarta-feira)

    Horário: 10h00min


  • Professor do PósENQ publica livro na Alemanha

    Publicado em 18/03/2015 às 07:23 PM

    Professor Dr. Ing. Humberto Gracher Riella, em parceira com o Prof. Dr. Michelangelo Durazzo do IPEN, publica livro intitulado “Procedures of Manufacturing Nuclear Research Reactor Fuel Elements”. Para os interessados, o livro será lançado no site da Amazon no dia 26 de março na Alemanha.

    Procedures for Manufacturing Nuclear Research Reactor Fuel Elements


  • Reunião com os Alunos Selecionados no Edital 2015.I

    Publicado em 06/03/2015 às 10:33 AM

    Devido a reunião do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, que acontecerá nesta segunda-feira no período da tarde, o encontro marcado com os alunos selecionados no Edital 2015.I foi transferida para terça-feira (10/03) à tarde (13h30min) no Auditório I do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos.

    Gratos pela compreensão.

    A Coordenação do PósENQ


  • Distribuição de Bolsas – 2015.I

    Publicado em 04/03/2015 às 04:50 PM

    Segue a distribuição de bolsas de mestrado e doutorado referente ao primeiro trimestre letivo de 2015:

    Docente Número de Bolsas de Mestrado Número de Bolsas de Doutorado
    Agenor Furigo Junior 1 (CAPES)
    Ariovaldo Bolzan 1 (CAPES)
    Cíntia Soares 1 (CAPES)
    Débora de Oliveira 1 (CAPES)
    Hugo Moreira Soares 1 (CNPq)
    Humberto Gracher Riella 1 (CAPES)
    Humberto Jorge José 1 (CNPq) 1 (CNPq)
    Leonel Teixeira Pinto 1 (CNPq)
    Luismar Marques Porto 1 (CNPq)
    Mara Gabriela Novy Quadri 1 (CAPES)
    Marintho Bastos Quadri 1 (CAPES) 1 (CAPES)
    Pedro Henrique Hermes de Araújo 1 (CAPES)
    Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira 1 (CAPES) 1 (CAPES)
    Selene Maria de Arruda Guelli Ulson de Souza 1 (CAPES)

     


  • Período de Matrícula – 2015.I

    Publicado em 10/02/2015 às 10:57 AM

    No período de 12 a 27 de fevereiro está aberto o período de matrícula referente ao primeiro trimestre letivo de 2015 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química.

    A Grade de Horários está disponível na página do programa em:

    http://posenq.posgrad.ufsc.br/discentes/grade-de-horario/

    Fique atento e não perca o prazo!

    Lembre-se: o primeiro trimestre letivo inicia em 02/03/2015.

    A Coordenação do PósENQ


  • Resultado da Seleção para Ingresso no Mestrado/Doutorado 2015.I – Segunda Chamada

    Publicado em 03/02/2015 às 01:56 PM

    O resultado da segunda chamada referente ao processo seletivo ao mestrado e ao doutorado para ingresso no trimestre 2015.I encontra-se disponível (vide documento em formato .PDF com a seleção em ORDEM ALFABÉTICA). Segunda Chamada

    Os procedimentos de matrícula podem ser encontrados aqui: Informações.

    ATENÇÃO!!!! Os selecionados deverão confirmar o aceite em cursar o mestrado/doutorado até o dia 09/02/2015, encaminhando e-mail para cpgenq@gmail.com. Aqueles que não confirmarem até esta data serão substituídos pelos demais da lista por ordem de classificação.

    PERÍODO DE MATRÍCULA: 12 a 27 de fevereiro de 2015

    INÍCIO DAS AULAS:  02 de março de 2015

    A Coordenação do PósENQ


  • IV Latin American Congress on Environmental and Algal Biotechnology

    Publicado em 19/12/2014 às 12:31 PM

    IV Latin American Congress on

    Environmental and Algal Biotechnology

    Florianópolis, SC, Brazil – 8 to 13 November, 2015

     Come to share your research activities, development and innovation in Biotechnology focused on:

    • Environmental Biotechnology
    • Algal Biotechnology
    • Cleaner and More Sustainable Bioprocesses Development

    Deadline for abstract submission: 16 March, 2015

    MORE INFORMATION:

    http://www.congresso2015.solabiaa.com.br/


  • Resultado da Seleção para Ingresso no Mestrado/Doutorado 2015.I

    Publicado em 17/12/2014 às 06:52 PM

    O resultado da seleção ao mestrado e ao doutorado para ingresso no trimestre 2015.I encontra-se disponível (vide documento em formato .PDF com a seleção em ORDEM ALFABÉTICA). Seleção 2015_I

    Os procedimentos de matrícula podem ser encontrados aqui: Informações.

    ATENÇÃO!!!! Os selecionados deverão confirmar o aceite em cursar o mestrado/doutorado até o dia 23/01/2015, encaminhando e-mail para cpgenq@gmail.com. Aqueles que não confirmarem até esta data serão substituídos pelos demais da lista por ordem de classificação.

    A relação de bolsas disponíveis será divulgada tão logo tenhamos um retorno das agências de fomento.

    PERÍODO DE MATRÍCULA: 12 a 27 de fevereiro de 2015

    INÍCIO DAS AULAS:  02 de março de 2015

    A Coordenação do PósENQ


  • Horário de Verão no PósENQ

    Publicado em 14/12/2014 às 09:40 AM

    No dia 14 de novembro de 2014, a Administração Central da UFSC divulgou a Portaria nº 2259/2014/GR, a qual dispõe sobre o horário de verão dos servidores docentes e técnico-administrativos em Educação na UFSC.

    Nesta direção, durante o período de 22 de dezembro de 2014 a 13 de fevereiro de 2015, o horário de atendimento externo do PósENQ será:

    • segunda a quinta-feira das 14h00 às 17h00;
    • sexta-feira das 07h00 às 13h00.

  • Apresentação de Trabalhos – Estudo Dirigido 2014.III

    Publicado em 14/11/2014 às 05:35 PM

    Os trabalhos serão apresentados nos dias 01 e 08 de dezembro, a partir das 08h00, no Auditório II do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos.

    Convidamos todos os docentes e discentes para prestigiarem as apresentações.

    Veja a Programação


  • Eleição para Representação Discente do PósENQ

    Publicado em 10/11/2014 às 07:21 PM

    No dia 27/11/2014 haverá consulta pública para aprovação da comissão de alunos que se disporem a representá-los junto ao colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química. A consulta ocorrerá durante todo o dia (das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00) no hall do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de AlimentosTodos os alunos regularmente matriculados no PósENQ têm direito ao voto.

    Durante o período de 11 a 18/11 a atual comissão, abaixo discriminada com seus respectivos contatos, estará recebendo propostas de candidaturas daqueles alunos que se dispuserem a compor a nova comissão. Há, inclusive, a possibilidade da homologação de chapas distintas. Ressaltamos que é importante a participação de representantes dos diversos laboratórios nessa comissão.

    Bruno Niero – brunoniero@hotmail.com

    Diego Bittencourt Machado – diegobmachado@hotmail.com

    Letícia da Costa – leticia.costa@posgrad.ufsc.br

    Natan Padoin – natanpadoin@gmail.com

    Juçara Hobold – jucarahobold@gmail.com

    Representantes Discentes – Gestão 2013-2014


  • Edital de Seleção para Mestrado e Doutorado com Início em 2015.I

    Publicado em 02/11/2014 às 07:19 PM

    Poderão se inscrever candidatos a aluno em tempo integral (com ou sem bolsa), aluno em tempo parcial e aluno em disciplina isolada.

    • PROCESSO DE INSCRIÇÃO PARA NOVOS ALUNOS COM INÍCIO EM 2015.I (Leia com atenção!!!!)
    1. número de vagas para alunos de mestrado e de doutorado, respectivamente: 20 (vinte) e 20 (vinte);
    2. a aceitação dos candidatos está condicionada à pontuação no processo seletivo;
    3. o processo seletivo é único e não serão aceitas inscrições fora do prazo;
    4. as inscrições são gratuitas;
    5. a confirmação da aceitação das inscrições dos candidatos só ocorrerá após a verificação das documentações apresentadas. O candidato que não apresentar toda a documentação exigida, ou documentação em formato diferente do exigido, não terá sua inscrição aceita;
    6. só serão aceitos na modalidade de aluno regular em tempo integral os candidatos aprovados que forem selecionados por algum orientador do programa e forem contemplados com bolsa de estudos. Todos os outros alunos aprovados, sejam alunos em tempo integral ou alunos em tempo parcial, só poderão se matricular como “aluno em disciplina isolada”. O aluno permanecerá nesta modalidade até conseguir bolsa de estudos ou cursar e for aprovado em três disciplinas do programa;
    7. só poderão ser orientadores os professores do programa.
    • BOLSAS

    O número de bolsas disponível para o mestrado e para o doutorado para ingresso no primeiro trimestre de 2015 será informado no dia da divulgação do resultado final, conforme calendário abaixo.

    • CALENDÁRIO

    TODAS AS DIVULGAÇÕES OCORRERÃO NO WEBSITE DO PROGRAMA. Para não perder as informações mais atuais, sempre execute o comando “reload” ou “atualizar” ao acessar a página do PósENQ.

    PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 03 de novembro a 03 de dezembro de 2014

    DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL: 17 de dezembro de 2014

    PERÍODO DE MATRÍCULA: 12 a 27 de fevereiro de 2015

    INÍCIO DAS AULAS:  02 de março de 2015

    • DETALHAMENTO DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO
    1. Preenchimento obrigatório do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
    2. Entrega dos documentos listados a seguir. Estes documentos devem ser digitalizados e remetidos por e-mail para o endereço eletrônico cpgenq@gmail.com até às 24 horas da data final do período de inscrição (NÃO envie documentos para o endereço de e-mail ppgenq@contato.ufsc.br). O conjunto de documentos deve compor UMA ÚNICA cópia em .pdfNÃO SERÃO ACEITOS MÚLTIPLOS ARQUIVOS. A digitalização deve ser de boa qualidade, de modo a permitir uma visualização adequada de todas as informações contidas nos documentos:
    • Diploma de curso superior (para mestrado e doutorado) e do mestrado (para doutorado). O diploma do último curso pode ser substituído por uma declaração oficial de conclusão ou declaração informando a data provável de conclusão
    • Histórico escolar do curso de nível superior (para mestrado e doutorado) e do mestrado (para doutorado). Não há necessidade (neste momento) das cópias dos diplomas serem autenticadas (apenas no momento de matrícula, em caso de aprovação – ver item 4 do Edital)
    • “Curriculum Vitae” no formato LATTES (www.cnpq.br) ATUALIZADO. Candidatos estrangeiros poderão entregar currículo em formato diferente do Lattes
    • Fotocópias da carteira de identidade e do CPF e uma foto 3×4
    1. Recebimento, pela secretaria do programa, de duas cartas de referência. Estas cartas de referência também devem ser digitalizadas e remetidas para o endereço cpgenq@gmail.com até às 24 horas do dia final de inscrição. É OBRIGATÓRIO que as cartas sejam remetidas diretamente do endereço de e-mail da pessoa que as preencheu. Não serão aceitas, em nenhuma circunstância, cartas de referência remetidas pelo próprio candidatoCARTA DE REFERÊNCIA OBSERVAÇÃO: Antes de preencher a carta de referência, salve-a primeiramente em seu computador e depois proceda o preenchimento!
    2. As versões impressas dos documentos e as comprovações do currículo LATTES serão solicitadas apenas dos alunos aprovados e no ato da primeira matrícula. Nesta ocasião deverão ser apresentados os documentos originais para que as cópias sejam autenticadas pela secretaria do Programa.
    3. Candidatos estrangeiros só poderão se matricular com apresentação de passaporte com visto válido, com duração mínima de um ano. Em nenhuma hipótese o candidato estrangeiro poderá se manter matriculado, em qualquer momento durante a realização do seu curso, sem a existência de visto válido.
    4. Candidatos estrangeiros: no preenchimento do formulário de inscrição online, o candidato estrangeiro deve preencher o campo CPF com 99999999999
    5. Formulário online de inscrição: o formulário não aceita símbolos e sinais diferenciados, tais como – ‘ ” / ( ) [ ] | \ : > < ; ? # $ % ¨& * = + §. A utilização destes sinais e símbolos gera erro e elimina a inscrição do candidato
    • CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
    1. Análise do histórico escolar: índice de aproveitamento (IAP); tempo de duração do curso e número de reprovações; curso e universidade de procedência.
    2. Análise do Currículo Lattesano de conclusão do curso; experiência profissional; monitorias e bolsas de iniciação científica; estágio em indústrias; trabalhos publicados em periódicos indexados, anais de congressos, etc.