(Português do Brasil) Boas-vindas aos discentes do PósENQ – Edição 2021

27/04/2021 16:12

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O evento de Boas-vindas aos novos discentes do PósENQ irá ocorrer no dia 03/05/2021. Para tal, iremos contar com aula Magna ministrada pelo Prof. Dr. José Carlos Pinto, sob o Título “A sustentabilidade como oportunidade estratégica para a Engenharia Química brasileira.”

Programação Completa:

15h30min às 17h00min – Recepção aos discentes do PósENQ (destinada aos novos discentes).

17h00min às 18h00min – Aula Magna com Prof. Dr. José Carlos Costa da Silva Pinto (aberta ao público geral).

A transmissão será no formato online, via Google Meet (link).

Sobre o Prof. José Carlos Pinto:

José Carlos Pinto é professor do Programa de Engenharia Química da COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ, Brasil, desde 1992 e é Professor Titular desde 2002. É membro do comitê editorial da revista Polímeros: Ciência e Tecnologia, editada pela ABPol. É também membro dos Conselhos Editoriais da revistas Macromolecular Reaction Engineering (editada pela Wiley) e Processes (editada pela MDPI). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2010 e da Academia Nacional de Engenharia desde 2014. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase geral em reatores químicos, e ênfase particular na área de modelagem, simulação e controle de sistemas de polimerização. Já publicou mais de 440 artigos técnicos em revistas científicas e conta com mais de 8500 citações nas bases “Web of Science”, “Scopus” e “Google Scholar”, com fator H igual a 46 (em 01/12/2020).

Apesar de ser carioca, José Carlos foi com os pais para a Bahia no início da década de 70, onde aprendeu a gostar de Caetano e acarajé e onde se formou em Engenharia Química em Janeiro de 1986. Neste mesmo ano, José Carlos voltou ao Rio de Janeiro para fazer a pós-graduação na COPPE, quando então foi convidado a ingressar no programa de Doutoramento Direto do Programa de Engenharia Química da COPPE. Durante o Doutorado, José Carlos teve a oportunidade de desenvolver parte de seus trabalhos de investigação na University of Wisconsin, Madison – WI, EUA. Sua tese de Doutorado, na área genérica de Dinâmica de Sistemas de Polimerização, foi orientada pelos Professores Evaristo Chalbaud Biscaia Jr. ( PEQ / COPPE / UFRJ ) e W. Harmon Ray ( DCE / UW, at Madison ).

José Carlos teve a oportunidade de retornar à Bahia no final de 1998 para realizar trabalho de pós-doutoramento na Polibrasil Resinas SA (atualmente Braskem) na equipe do Dr. Antônio Gomes de Mattos Neto. Durante todo o ano de 1999, José Carlos matou saudades da família, ganhou alguns quilos e desenvolveu em conjunto com a equipe da Polibrasil um simulador de processos de polimerização voltado para a predição de propriedades finais de resinas poliolefínicas. O simulador (SIMULPOL 3.0) é atualmente um produto comercial, que pode ser fornecido aos interessados no assunto.

No ano de 2005 José Carlos teve a satisfação de passar seis meses em Aracaju, no estado de Sergipe, como professor visitante do ITP – Instituto de Tecnologia e Pesquisa, da Unit – Universidade Tiradentes. Durante o período em que permaneceu em Aracaju, José Carlos colaborou com o lançamento do curso de Mestrado em Engenharia de Processos da Unit, projeto com o qual já vinha colaborando desde 2002. Durante os seis meses que passou em Aracaju, José Carlos aprendeu a gostar da cidade, aprendeu a dançar forró e terminou o livro de poesias, que veio a lançar pela Editora Frutos no ano de 2006. O livro tem o título de Palavras e lança um pouco de poesia no monte de números que cercam José Carlos.

José Carlos também foi um dos sócios fundadores da AikeTech (junto com os colegas Enrique Lima, Márcio Nele e Príamo Melo), empresa de engenharia e consultoria que recebeu a autorização do colegiado do Programa de Engenharia Química da COPPE / UFRJ em 2004 para atuar na área de simulação e automação de processos, visando levar ao parque industrial brasileiro as avançadas técnicas de modelagem, simulação e controle de processos atualmente disponíveis. A empresa foi fechada em 2009 por razões societárias, mas os esforços para desenvolvimento de ferramentas avançadas de modelagem e controle de sistemas de polimerização têm tido continuidade com a intermediação da Fundação COPPETEC. Mais recentemente, José Carlos tem coordenado as atividades de construção e instalação de uma planta piloto de polimerização, capaz de produzir lotes adequados para o desenvolvimento de testes comerciais e clínicos de produtos baseados em materiais poliméricos. (Fonte: http://peq.coppe.ufrj.br/Pessoal/Professores/pinto/)

Desde fevereiro de 2020, o Prof. José Carlos tem se aventurado como Youtuber. Seu canal, Falando com Ciência, possui mais de 2 mil seguidores e aborda temas relacionados aos aspectos polêmicos do trabalho científico e acadêmico e sobre as ideologias e metodologias que permeiam o trabalho diário do pesquisador/cientista e do professor universitário. O objetivo de seu canal não é discutir avanços técnicos, teóricos, empíricos ou tecnológicos e sim  falar sobre a natureza das atividades científicas e acadêmicas, propondo temas que mereçam ser discutidos por pesquisadores experientes e pesquisadores recém-iniciados em ambientes formais e informais (texto retirado do canal).

Confira a aula em formato de Podcast:

(Português do Brasil) Professores pesquisadores do PósENQ entre os mais produtivos do Brasil entre 2010-2019

23/04/2021 17:34

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O PósENQ tem 6 professores na lista de pesquisadores mais produtivos no Brasil em Engenharia Quimica entre 2010-2019.

Hoje foi um dia muito especial para as equipes de pesquisa dos laboratórios da UFSC e PósENQ.
Seis professores de nosso departamento foram indicados entre os 50 cientistas mais produtivos na área de Eng. Química do Brasil.

A lista está disponível no canal SciVal da Elsevier e é baseado nos artigos produzidos entre os anos de 2010 e 2019.

Professora Débora de Oliveira, Professor José Vladimir de Oliveira, Professor Pedro Henrique Hermes de Araújo, Professora Selene Maria Arruda Guelli Ulson de Souza, Professor Antônio Augusto Ulson de Souza e Professora Claudia Sayer Parabéns pelo excelente trabalho. O reconhecimento é parte disso.

Estamos muito orgulhosos desses profissionais incríveis!

Parabéns também a todos os discentes pesquisadores. Sem vocês, isso seria impossível!

Reinteramos aqui nosso #OrgulhoDeSerPósENQ

(Português do Brasil) Eleição dos Representantes Discentes do PósENQ

07/04/2021 13:23

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições

C O N V O C A

Eleições para a escolha dos Representantes do Corpo Discente no Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Química.

Data: 26 de abril de 2021

Horário: das 08h00 às 17h00.

A forma de votação, que ocorrerá remotamente, será informada na véspera do dia da eleição.

Inscreva sua chapa!

Maiores informações, requisitos e inscrição de chapas, acesse:

Edital Eleição Representante Discente

Formulário de Inscrição de Chapa para Eleição de Representação Discente PósENQ

 

A Coordenação do PósENQ

 

(Português do Brasil) Egresso PósENQ, onde anda você? – Sandro R. P. da Rocha

05/04/2021 15:42

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

 

É com muito orgulho que divulgamos o segundo convidado da série especial “Egresso PósENQ, onde anda você?”. Ele se chama Sandro R. P. da Rocha e é egresso da turma 1993-1995.

Dr. da Rocha é Professor do Departamento de Farmácia e Diretor Fundador do curso de Engenharia Farmacêutica da Escola de Farmácia da Virginia Commonwealth University (VCU). Ele também é membro titular do Massey Câncer Center da VCU. Obteve seu bacharelado e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Maria e Santa Catarina, respectivamente. Seu Ph.D., em Engenharia Química, foi realizado na Universidade do Texas em Austin.

Após realização de pós-doutorado em Química e Bioquímica, também na Universidade do Texas em Austin, o Dr. da Rocha ingressou no corpo docente do curso de Engenharia Química na Wayne State University, em Detroit, no ano de 2002.

Ingressou na VCU em 2015, onde foi um dos líderes no estabelecimento do Centro de Engenharia e Ciências Farmacêuticas e também o novo curso de PhD em Engenharia Farmacêutica da VCU – o primeiro do gênero no país. Atualmente é o Diretor fundador da Escola de Farmácia de ambos os programas.

A experiência do Prof. da Rocha está na ampla área da nanomedicina, com foco na formulação e administração de medicamentos para o tratamento de doenças pulmonares, em particular o câncer de pulmão. O trabalho, em seus laboratórios, tem como foco o desenvolvimento de biomateriais com propriedades que permitem o controle de sua interação com o ambiente fisiológico pulmonar, para melhor desempenho e aplicação segura de terapêuticas, incluindo biológicas e imunoterapias.

O trabalho é altamente multidisciplinar e envolve alunos, pós-doutorandos e acadêmicos visitantes com formações distintas e complementares.

O grupo emprega métodos in silico e ensaios experimentais de nível molecular para entender o impacto da química dos materiais em seus atributos críticos, além de avaliar estratégias sintéticas avançadas para preparar os nanomateriais com as características desejadas e aplicá-los em modelos in vitro e in vivo para entender seu comportamento e eficácia.

Além disso, o grupo da Rocha demonstrou a capacidade de tais nanomedicamentos alcançarem não apenas a liberação espacial e temporalmente resolvida de drogas, mas também de direcionar passiva e ativamente tecidos específicos, populações de células e organelas intracelulares, levando a estratégias avançadas de administração de drogas para tratar o pulmão (e outras) doenças.

Data: 12/04/2021

Horário: 17h00min

Local: https://meet.google.com/oja-hbmc-bam

EDIT 1 – O link já está no ar: