Edital de Seleção para Mestrado e Doutorado com Início em 2015.I

02/11/2014 19:19

Poderão se inscrever candidatos a aluno em tempo integral (com ou sem bolsa), aluno em tempo parcial e aluno em disciplina isolada.

  • PROCESSO DE INSCRIÇÃO PARA NOVOS ALUNOS COM INÍCIO EM 2015.I (Leia com atenção!!!!)
  1. número de vagas para alunos de mestrado e de doutorado, respectivamente: 20 (vinte) e 20 (vinte);
  2. a aceitação dos candidatos está condicionada à pontuação no processo seletivo;
  3. o processo seletivo é único e não serão aceitas inscrições fora do prazo;
  4. as inscrições são gratuitas;
  5. a confirmação da aceitação das inscrições dos candidatos só ocorrerá após a verificação das documentações apresentadas. O candidato que não apresentar toda a documentação exigida, ou documentação em formato diferente do exigido, não terá sua inscrição aceita;
  6. só serão aceitos na modalidade de aluno regular em tempo integral os candidatos aprovados que forem selecionados por algum orientador do programa e forem contemplados com bolsa de estudos. Todos os outros alunos aprovados, sejam alunos em tempo integral ou alunos em tempo parcial, só poderão se matricular como “aluno em disciplina isolada”. O aluno permanecerá nesta modalidade até conseguir bolsa de estudos ou cursar e for aprovado em três disciplinas do programa;
  7. só poderão ser orientadores os professores do programa.
  • BOLSAS

O número de bolsas disponível para o mestrado e para o doutorado para ingresso no primeiro trimestre de 2015 será informado no dia da divulgação do resultado final, conforme calendário abaixo.

  • CALENDÁRIO

TODAS AS DIVULGAÇÕES OCORRERÃO NO WEBSITE DO PROGRAMA. Para não perder as informações mais atuais, sempre execute o comando “reload” ou “atualizar” ao acessar a página do PósENQ.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 03 de novembro a 03 de dezembro de 2014

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL: 17 de dezembro de 2014

PERÍODO DE MATRÍCULA: 12 a 27 de fevereiro de 2015

INÍCIO DAS AULAS:  02 de março de 2015

  • DETALHAMENTO DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO
  1. Preenchimento obrigatório do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
  2. Entrega dos documentos listados a seguir. Estes documentos devem ser digitalizados e remetidos por e-mail para o endereço eletrônico cpgenq@gmail.com até às 24 horas da data final do período de inscrição (NÃO envie documentos para o endereço de e-mail ppgenq@contato.ufsc.br). O conjunto de documentos deve compor UMA ÚNICA cópia em .pdfNÃO SERÃO ACEITOS MÚLTIPLOS ARQUIVOS. A digitalização deve ser de boa qualidade, de modo a permitir uma visualização adequada de todas as informações contidas nos documentos:
  • Diploma de curso superior (para mestrado e doutorado) e do mestrado (para doutorado). O diploma do último curso pode ser substituído por uma declaração oficial de conclusão ou declaração informando a data provável de conclusão
  • Histórico escolar do curso de nível superior (para mestrado e doutorado) e do mestrado (para doutorado). Não há necessidade (neste momento) das cópias dos diplomas serem autenticadas (apenas no momento de matrícula, em caso de aprovação – ver item 4 do Edital)
  • “Curriculum Vitae” no formato LATTES (www.cnpq.br) ATUALIZADO. Candidatos estrangeiros poderão entregar currículo em formato diferente do Lattes
  • Fotocópias da carteira de identidade e do CPF e uma foto 3×4
  1. Recebimento, pela secretaria do programa, de duas cartas de referência. Estas cartas de referência também devem ser digitalizadas e remetidas para o endereço cpgenq@gmail.com até às 24 horas do dia final de inscrição. É OBRIGATÓRIO que as cartas sejam remetidas diretamente do endereço de e-mail da pessoa que as preencheu. Não serão aceitas, em nenhuma circunstância, cartas de referência remetidas pelo próprio candidatoCARTA DE REFERÊNCIA OBSERVAÇÃO: Antes de preencher a carta de referência, salve-a primeiramente em seu computador e depois proceda o preenchimento!
  2. As versões impressas dos documentos e as comprovações do currículo LATTES serão solicitadas apenas dos alunos aprovados e no ato da primeira matrícula. Nesta ocasião deverão ser apresentados os documentos originais para que as cópias sejam autenticadas pela secretaria do Programa.
  3. Candidatos estrangeiros só poderão se matricular com apresentação de passaporte com visto válido, com duração mínima de um ano. Em nenhuma hipótese o candidato estrangeiro poderá se manter matriculado, em qualquer momento durante a realização do seu curso, sem a existência de visto válido.
  4. Candidatos estrangeiros: no preenchimento do formulário de inscrição online, o candidato estrangeiro deve preencher o campo CPF com 99999999999
  5. Formulário online de inscrição: o formulário não aceita símbolos e sinais diferenciados, tais como – ‘ ” / ( ) [ ] | \ : > < ; ? # $ % ¨& * = + §. A utilização destes sinais e símbolos gera erro e elimina a inscrição do candidato
  • CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
  1. Análise do histórico escolar: índice de aproveitamento (IAP); tempo de duração do curso e número de reprovações; curso e universidade de procedência.
  2. Análise do Currículo Lattesano de conclusão do curso; experiência profissional; monitorias e bolsas de iniciação científica; estágio em indústrias; trabalhos publicados em periódicos indexados, anais de congressos, etc.