Egresso PósENQ, onde anda você? – Estela De Oliveira Nunes

06/04/2022 21:19

É com muito orgulho que divulgamos o segundo episódio da Temporada 2022 da série especial “Egresso PósENQ, onde anda você?”. Nossa segunda convidada desse evento é a Dr.ª Estela de Oliveira Nunes.

Dr.ª Estela possui graduação em Farmácia – Análises Clínicas (Bioquímica) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestrado (2001) e doutorado (2008) em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina.

A pesquisadora Estela possui perfil profissional multidisciplinar com atuação na indústria, academia e pesquisa. Possui experiência área de desenvolvimento e controle de qualidade de produtos e processos químicos e biotecnológicos agroindustriais.

Atuou como bioquímica no Hospital Divino Salvador de 1995 a 1996 e na Companhia de Saneamento (CASAN) no tratamento e controle de qualidade de água e esgoto de 1996 a 2001.  Via Convênio Unoesc-Epagri, atuou de 2001 a 2004 atuou na Estação experimental de Videira na instalação e operação do Laboratório de Bebidas, realização de análises microbiológicas de suco, vinagre, vinho e água, bem como análise físico-química e bacteriológica de efluentes.  Exerceu a docência na Universidade do Oeste de Santa Catarina de 1999 a 2014. Atua como Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Soja (2014 – 2019) e Centro Nacional de Pesquisa em Suínos e Aves (desde 2019), na área de desenvolvimento de produtos e processos químicos e biotecnológicos agroindustriais. Possui experiência principalmente nos seguintes temas: qualidade de matérias-primas e produtos de origem animal e vegetal; aproveitamento e valoração de subprodutos; tratamento e controle de qualidade de águas e efluentes. Tem experiência na área analítica, principalmente cromatografia líquida e espectrometria de massas, dedicado principalmente a metabolômica no estudo do metabolismo vegetal e microbiano, incluindo a investigação de compostos bioativos.

Além disso, possui atuação em Grupos de Trabalho: Rede Iseki Mundus, Food e IFA de 2008 a 2019 e IUFost (International Union of Food Science and Technology) desde 2020.

Data: 11/04/2022
Horário: 17h00min