19/07/2022 20:11

Prezados,

A Propesq publica seu Edital interno para seleção das candidaturas à CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 29/2022 Prêmio de Pesquisa – FAPESC PRIMEIRA EDIÇÃO – 2022 Fritz Müller que tem com o objetivo de valorizar pesquisadores renomados do estado de Santa Catarina, cujas conquistas e produções estejam agregando contribuições significativas nas diferentes áreas de conhecimento e que tenham relevância para o desenvolvimento da CTI do estado de Santa Catarina.

Conforme regramento da FAPESC, a UFSC deverá, obrigatoriamente, publicar Edital Interno para submissão, avaliação, classificação e pré-seleção de 02 (dois/duas) Pesquisadores (as) por Categoria e por Áreas de Conhecimento, permitindo a ampla participação e isonomia.

Categorias:

a) Categoria Acadêmico: discentes de Cursos de Doutorado de Programas de Pós-Graduação de ICTIs do estado de Santa Catarina, reconhecidos pela CAPES, com pesquisa científica comprovada e aproveitamento acadêmico reconhecido pelo Curso e Instituição;

b) Categoria Jovem Pesquisador: Pesquisadores (as) com título de Doutor (a) até 07(sete) anos completos da data do Diploma, que apresentem potencial para se tornarem líderes em suas áreas do conhecimento, com produção científica comprovada, formação de recursos humanos e contribuições significativas para a pesquisa científica e tecnológica;

c) Categoria Pesquisador Destaque: Pesquisadores (as) renomados, inclusive aposentados (as) que comprovem possuam vínculo empregatício ou funcional ativo e ainda estejam exercendo atividade profissional em ICTI, que se destaquem, de forma significativa entre seus pares, líderes em suas áreas de conhecimento, com produção científica comprovada, formação de recursos humanos relevantes, com histórico relevante em pesquisa científica e tecnológica e contribuições significativas para o ecossistema de CTI do estado de Santa Catarina.

Áreas de conhecimento:

a) Ciências Exatas e da Terra;

b) Ciências Biológicas;

c) Engenharias;

d) Ciências da Saúde;

e) Ciências Agrárias;

f) Linguística, Letras e Artes;

g) Ciências Sociais Aplicadas;

h) Ciências Humanas.

Cada Centro de Ensino/Unidade da Administração Central poderá indicar (por avaliação de candidatura interna ou de ofício) até 02 (dois/duas) candidatos (as) por categoria e por área do conhecimento. Os (As) indicados (as) deverão possuir vínculo empregatício ou funcional, de aposentadoria e/ou comprovante de matrícula com o Centro/Unidade da Administração Central indicante.

As candidaturas deverão ser feitas com o envio das seguintes informações:

a) Indicação da categoria e área do conhecimento;

b) Apresentar memorial descritivo contendo os itens de identificação; formação; atuação profissional; caracterização da produção acadêmica e formação de recursos humanos; perfil de projetos científicos conduzidos; premiações; e conclusão, destacando sua trajetória como Pesquisador (a) e justificativa de merecimento do Prêmio (até 04 páginas);

c) Carta de recomendação do Centro/ Unidade da Administração Central informando as razões da indicação (até 02 páginas).

Cronograma da oportunidade:

a) Envio das candidaturas pelos Centros/Unidades da Administração Central: até às 23h59min do dia 15/09/2022 pelo e-mail propesquisador@contato.ufsc.br

b) Resultado da seleção interna: até dia 30/09/2022

c) Submissão,pelos proponentes aprovados na seleção interna, na Plataforma Fapesc: até 14/11/2022

Para a seleção das candidaturas oficiais serão levados em conta os seguintes critérios:

a) Apresentação das informações exigidas no item 6.

b) Qualidade e relevância da produção científica e formação de recursos humanos na área de conhecimento, histórico de atuação e contribuição para o avanço do conhecimento na referida área de atuação.

c) Relevância dos trabalhos desenvolvidos para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado de Santa Catarina.

d) Adequação aos eixos estratégicos constantes na política catarinense de ciência, tecnologia e inovação.

e) Aplicação prática da área de pesquisa para a solução de problemas concretos e formação de conhecimento.

f) Indicação do (a) candidato (a) no ranking A D Scientific Index 2022 – Brasil.

OBS: Este edital interno da UFSC possui informações resumidas, portanto é recomendado ler na íntegra a CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 29/2022 Prêmio de Pesquisa – FAPESC PRIMEIRA EDIÇÃO – 2022 Fritz Müller.

Havendo dúvidas, entrar em contato por propesquisador@contato.ufsc.br

Quaisquer alterações ou comunicações serão realizadas na página da postagem por meio de atualizações. Para acessar, clique aqui.

Superintendência de Projetos – Pró-reitoria de Pesquisa – PROPESQ

Universidade Federal de Santa Catarina