Aprovado o Projeto de Dupla Diplomação entre PósENQ/UFSC e FAU Erlangen-Nuremberg

09/08/2022 12:31

O resultado final do Edital de Chamada Pública FAPESC Nº 24/2022 referente ao Programa de Fomento a Cursos de Doutorado com Dupla Diplomação de Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina foi divulgado em 5 de agosto. Foram aprovados 4 projetos, sendo 2 deles da UFSC. O projeto “Doutorado em Engenharia com Dupla Diplomação UFSC-FAU/Alemanha” é coordenado na UFSC pela Prof. Débora de Oliveira, liderado pelo PósENQ, com participação do PGMAT, ambos com conceito 7 na CAPES. O projeto conta com a parceria internacional da Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU), Alemanha, sob coordenação do Prof. Aldo Boccaccini. Serão beneficiados prioritariamente, com bolsas e passagens respectivas, até 6 doutorandos da UFSC e da FAU, que deverão fazer estágios de até 12 meses nas universidades anfitriãs. Além desses estudantes bolsistas, outros discentes de Mestrado e Doutorado serão incentivados a participar de atividades de intercâmbio entre as universidades parceiras, através do compartilhamento de disciplinas e orientadores.

Além disso, serão beneficiados, com bolsas respectivas, até 6 docentes do PósENQ que oferecerão disciplinas, na língua inglesa, a estudantes brasileiros e alemães. Atualmente, as disciplinas em inglês disponíveis no PósENQ pertencem tanto ao elenco de obrigatórias (*) quanto ao de eletivas:

• Advanced Chemical Reaction Engineering
  • Biochemical Engineering (*)
  • Biological Waste Treatment
  • Emulsion and Miniemulsion Polymerization Processes
  • Kinetics of Chemical Processes (*)
  • Polymeric Nanomaterials Characterization
  • Principles of Ceramics Processing
  • Transport Phenomena (*)

A UFSC e a FAU têm um histórico de mais de 20 anos de cooperação na área de Engenharias. Inclui-se como resultado dessa cooperação uma tese desenvolvida em regime de cotutela entre o PGMAT e a universidade alemã, defendida e aprovada em 2020 por Tobias Benitez. A partir do financiamento da FAPESC, a ideia desse projeto é facilitar os trâmites burocráticos e a mobilidade interinstitucional a partir da implementação de uma Convenção Geral entre a UFSC e a FAU para a dupla diplomação de doutorado, cuja minuta já foi elaborada e está em trâmite nas respectivas instituições.

Ao final do projeto, os(as) estudantes que atenderem os requisitos exigidos pelas universidades signatárias da Convenção, receberão, respectivamente, os títulos de “Doutor em Engenharia Química” ou “Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais” por parte da UFSC e de “PhD in Engineering” (“Doktor der Ingenieurwissenschaften” – Dr.-Ing.), por parte da FAU.