UFSC tem oito entre 21 pesquisadores reconhecidos em Prêmio da Fapesc

07/03/2023 03:21

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve oito pesquisadores reconhecidos pelo Prêmio de Pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), edição 2022. Os cientistas foram considerados destaques em suas áreas de conhecimento por contribuírem para o avanço da pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) no Estado. A UFSC foi a instituição com mais cientistas premiados e conquistou reconhecimento em todas as categorias – cinco deles na de Pesquisador Destaque. No total, 21 pessoas receberão o prêmio.

Esta foi a primeira edição do Prêmio Fapesc de Pesquisa, que buscou a valorização de pesquisadores renomados do estado de Santa Catarina, cujas conquistas e produções estejam agregando contribuições significativas nas diferentes áreas de conhecimento. O reconhecimento também leva em conta a relevância para o desenvolvimento da CTI do estado de Santa Catarina. O prêmio é uma homenagem pelos incentivos à disseminação do conhecimento, formação de recursos humanos e valorização da pesquisa e de suas profissões.

Foi reconhecida a excelência da pesquisa nas áreas do conhecimento das Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Linguística, Letras e Artes; Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humana. Participaram do prêmio cientistas indicados por suas instituições em três categorias: acadêmico, para discentes de doutorado; jovem pesquisador, para doutores até sete anos e pesquisador destaque, para aqueles considerados líderes em suas áreas de conhecimento. A UFSC se destacou na área das Engenharias, sendo premiada em todas as categorias.

Notícia completa aqui!