Palestra “Tecnologia do Grafeno: perspectivas e aplicações em óleo e gás, energias limpas e sustentabilidade”

15/03/2023 13:01

 A coordenação do PRH 11.1 da Engenharia Química divulga a primeira palestra presencial do ano de 2023.

O tema desta palestra será “Tecnologia do Grafeno: perspectivas e aplicações em óleo e gás, energias limpas e sustentabilidade”, com o Dr. Ricardo Oliveira, Diretor de Tecnologia da 2D Materials Pte Ltd (2DM).
O Dr. Ricardo Oliveira é químico e cientista de materiais, tem trabalhado na área de polímeros, nanomateriais e suas aplicações nas últimas décadas. Graduou-se em 1999 pela Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), onde também obteve o título de mestre (1999-2000). Sua tese (doutorado) em química de materiais foi realizada na mesma universidade (2000-2004) em colaboração com o departamento de físico-química da Universidade Johannes Gutenberg de Mainz (Alemanha).
Depois disso, o Dr. Oliveira foi professor assistente e associado em algumas universidades no Brasil e no exterior. No entre for Advanced 2D Materials (CA2DM) da National University of Singapore (NUS), ele desenvolveu uma tecnologia única de produção de grafeno que resultou em 2015 em uma start-up, a 2D Materials Pte Ltd (2DM). Dr. Oliveira também atua como especialista no comitê técnico TC229 da ISO, para criação de normas internacionais sobre grafeno e outros nanomateriais. Atualmente o Dr. Oliveira lidera a empresa 2DM como Chief Technology Officer (CTO), com o objetivo de expandir a fronteira de aplicações de materiais por meio do uso de grafeno de alto desempenho para um mundo mais eficiente, igualitário e sustentável.

Inscrições: https://forms.gle/6GZ5eE4TfY4J7vaY6.

Participem!!!