PROJETO: MELHORIA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM FORNOS A ROLO DE PROCESSO CERÂMICO POR MEIO DE AJUSTES DA RELAÇÃO AR/COMBUSTÍVEL NA ZONA DE QUEIMA

16/06/2023 15:30

Pesquisa busca a eficiência energética no setor cerâmico. O estudo está virando referência nacional no segmento ao oferecer melhorias nos desempenhos de equipamentos e redução do consumo de gás.

Um projeto desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para melhoria da eficiência energética no setor cerâmico está virando referência nacional sobre tema.

O trabalho denominado “Melhoria de eficiência energética em fornos a rolo de processo cerâmico por meio de ajustes da relação ar/combustível na zona de queima” já foi tema de duas apresentações em eventos relevantes do setor em menos de um ano.

Coordenado pelo professor Dr. Agenor de Noni Junior, do Departamento de Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos da UFSC, e financiado pela SCGás, a Companhia de Gás de Santa Catarina, o projeto conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). “A Fapeu foi a gestora do contrato, garantindo sua execução dentro dos padrões vigentes”, pontua o professor De Noni.

Iniciado em maio de 2021, o estudo buscou oferecer melhorias no processo de combustão de gás natural em fornos cerâmicos através de diagnósticos de eficiência energética e de ajustes na proporção ar/combustível nos queimadores. “Trata-se de um projeto de extensão cuja finalidade foi atuar no aumento da eficiência energética em fornos industriais de fábricas de revestimentos cerâmicos. Ou seja, por meio de transferência de conhecimentos técnicos e científicos, a proposta é melhorar a performance dos equipamentos para um uso mais eficiente dos recursos energéticos”, detalha o professor. “O principal benefício para sociedade de modo geral está justamente em reduzir os impactos ambientais das atividades industriais em termos de consumo energético e emissão de CO2 de fontes não-renováveis”, acrescenta.

A notícia completa você encontra em http://www.fapeu.com.br/noticias.php?id_noticia=503&id_categoria=5&fbclid=IwAR3aj3bwz4uwXqQLfOXv2OljmAZd_yDdYymmyetOFsOEC8G1cy35ywEzDFE.