Curso “Materials and Sustainability” começa nesta segunda-feira, 18 de setembro

17/09/2023 20:30

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PósENQ) estará oferecendo o curso “Materials and Sustainability”, a ser ministrado pelo Prof. Rui Novais, da Universidade de Aveiro, Portugal, que está em missão de trabalho na UFSC pelo programa CAPES PRINT. O curso, com carga horário de 1 crédito (15 horas), ocorre de 2ª a 6ª, 18 a 22 de setembro, a partir das 16 h, de modo híbrido: presencialmente no Auditório I do EQA e também de modo remoto.

O curso aborda o conceito de desenvolvimento sustentável e seus pilares fundamentais, fornecendo ferramentas para definir ações sustentáveis na exploração, uso e reciclagem de recursos. Além disso, apresenta novas formas de geração de energia (verde) e sua interconexão com a disponibilidade de materiais. Outro aspecto abordado é a definição de materiais críticos e os riscos na cadeia de suprimentos. O curso também explora a economia circular na utilização de materiais, incluindo o design de produtos, a melhoria de propriedades e durabilidade, e opções para o fim de vida dos produtos. Por fim, considera a seleção ecológica de materiais e produtos como parte integrante do desenvolvimento sustentável.

O curso tem como público-alvo principal alunos dos PPGs de Engenharia Química, Ciência e Engenharia de Materiais, e Engenharia e Ciências Mecânicas (Campus Joinville) que recentemente se organizaram em torno de uma Rede de PPGs da UFSC intitulada “Materiais, Energias e Processos Sustentáveis” (Rede MEPS).

A programação completa do Curso “Materials and Sustainability” está disponível em: https://posenq.posgrad.ufsc.br/files/2023/08/Plano-de-Ensino-Materials-and-Sustainability.pdf.