Prof.ª Dr.ª Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira Irá Liderar Reator Inovador da Petrobras

19/09/2023 11:19

Uma parceria recém-iniciada entre a UFSC e Petrobras terá a construção de um sistema piloto para a exploração de novas possibilidades ambientais para a indústria do petróleo.

O projeto de R$ 6 milhões é liderado pela Prof.ª Dr.ª Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira, do Laboratório de Energia e Meio Ambiente (LEMA) do PósENQ e tem prazo de três anos.

Em 2021, a Dr.ª Regina foi premiada como cientista destaque na universidade pela sua trajetória como pesquisadora da área.

A ideia, segundo a UFSC, é estudar como dois processos químicos, combinados de forma inovadora, podem otimizar a produção de petróleo, afastando riscos ambientais e melhorando a qualidade do tratamento da chamada “água produzida”, presente nos reservatórios de óleo e gás natural e trazida à superfície junto com o petróleo. O objetivo é reduzir impactos ambientais, mas também otimizar o processo de extração de petróleo.

A instituição explica que a destruição dos contaminantes será feita por meio de processos de tratamento combinados em um design inovador, que intensifica esses processos, gerando impactos ambientais e econômicos positivos. O reator, prevê o projeto, será primeiro construído em escala de laboratório e depois em plataforma da empresa numa escala piloto. A Petrobras irá definir em qual das suas plataformas o reator será instalado.

O trabalho também envolve outros três diferentes grupos de pesquisa da UFSC, com bolsistas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

A notícia completa você encontra em: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/anderson-silva/com-projeto-de-r-6-mi-professora-premiada-da-ufsc-vai-liderar-reator-inovador-da-petrobras.