Pesquisadores da UFSC lideram Projeto de R$ 4,8 milhões para aplicação de tecnologias emergentes na Petrobras

22/11/2023 13:36

Pesquisadores do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC e a Petrobras firmaram uma parceria com investimento de R$ 4,8 milhões para aplicação de métodos emergentes de redução de biofilme em superfícies de membranas. O projeto é coordenado pelo Prof. Marco Di Luccio, do Laboratório de Processos com Membranas (LABSEM), e conta também com a participação do Prof. Alan Ambrosi e da Profa. Débora de Oliveira, pesquisadora vencedora na edição 2023 do Prêmio Mulheres na Ciência/UFSC, categoria Plena, área de Ciências Exatas e da Terra. Além disso, o projeto tem a participação de duas pós-doutorandas, mestrandos e estudantes de iniciação científica.

O atual projeto é continuação de um termo de cooperação que encerrou no ano de 2022 e busca o desenvolvimento de tecnologias emergentes para a redução de biofilmes em membranas poliméricas utilizadas na dessulfatação de água do mar. Este se trata de um problema recorrente na indústria, que causa perdas financeiras consideráveis por paradas para limpeza e substituição das membranas filtrantes. Com base nos resultados do projeto anterior, algumas modificações já vêm sendo aplicadas nas plataformas de extração de petróleo, apresentando excelentes resultados.

A equipe da UFSC participou da última edição do Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ), realizado na cidade de Salvador, Bahia, divulgando resultados obtidos até o momento.

O Prof. Marco explica que o projeto atual tem como principal objetivo melhorar a qualidade da água utilizada tanto para injeção em poços de petróleo, como utilizada em plantas de refino do petróleo bruto. Os processos utilizados pela equipe são métodos físicos, que visam melhorar os processos de tratamento de água, e consequentemente reduzir o uso de produtos químicos e a frequência das paradas para limpeza. O uso destes processos pretende garantir a qualidade da água tratada, bem como tornar o processo de tratamento de águas mais sustentável.

Duas unidades de permeação com membranas já foram utilizadas no projeto anterior. Agora, um segundo sistema, maior, em escala piloto, está sendo construído e será instalado no campus da UFSC na Barra da Lagoa para simular o tratamento de água do mar que ocorre em uma plataforma de petróleo. O maior desafio, relatado pela equipe, é propor métodos de tratamento que utilizem sistemas compactos, eficientes e de custo competitivo.

Informações sobre este e outros projetos desenvolvidos pelo laboratório podem ser obtidas através das redes sociais do LABSEM: https://labsem.ufsc.br/, @labsem.ufsc e https://www.linkedin.com/company/labsem.