“Como embarcamos em um relacionamento à distância em nome de nossa carreira de pesquisa”

02/05/2021 09:54

Uma carreira acadêmica bem-sucedida significa muitas vezes colocar a parte profissional acima dos relacionamentos pessoais. Um jovem casal de doutores, formados há pouco tempo pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSC (PosENQ, CAPES conceito 7), prova que se pode conciliar o sucesso na vida profissional com uma relação duradoura a dois.

Gidiane Scaratti, engenharia química, concluiu seu mestrado e doutorado no PósENQ, respectivamente, em 2015 e 2018, sob a orientação da Profa. Regina Peralta Muniz Moreira. Rafael Kenji Nishihora, engenheiro químico, por sua vez, concluiu seu mestrado e doutorado no PosENQ, respectivamente, em 2015 e 2019, sob a orientação dos Profs. Mara Quadri e Dachamir Hotza.

Ambos se conheceram durante o desenvolvimento de seus mestrados no PósENQ/UFSC em 2013. Desde então, estão juntos, apesar de eventualmente separados pelas carreiras independentes e exitosas. Em função da internacionalização do PósENQ, vários contatos se estabeleceram com instituições de referência no mundo, que permitiram a cada um dos jovens pesquisadores realizarem estágios de 6 a 12 meses no exterior.

A primeira a sair do país foi Gidiane, em 2016, durante seu doutorado. Ela realizou um período sanduíche na renomada Rice University, em Houston, EUA, sob supervisão do Prof. Pedro Alvarez, um dos mais conceituados mundialmente em sua área de atuação. Já Rafael teve a oportunidade de fazer 2 estágios no exterior. O primeiro, de 2017 a 2018, na Universidade de Bremen, na Alemanha, ainda durante o doutorado, e outro, em 2019, já como pós-doutor na Universidade de Limoges, na França.

Entre idas e vindas, o casal se reencontrou finalmente no Brasil, durante a pandemia ao longo do ano passado. Ainda assim, não no mesmo local de trabalho, nem sequer na mesma cidade. Os dois prosseguem a jornada vitoriosa de pesquisadores e a vida de casal a uma certa distância, ainda que menor do que anteriormente.

Gidiane é atualmente pesquisadora de pós-doutorado no Instituto Nacional de Tecnologia, no Rio de Janeiro/RJ. Rafael é, por sua vez, pesquisador de pós-doutorado na Universidade Federal do ABC, em Santo André/SP.

Essa bela história de amor e de superação pode ser encontrada numa das mais prestigiadas revistas científicas, que abre  uma coluna (NATURE Career Column) justamente para que relatos pessoais e exemplos de vida, pessoal e profissional, sejam compartilhados, tais como do casal Gidi e Kenji (como são conhecidos entre amigos).

Vale a pena conferir (e se inspirar) em “How we embarked on a long-distance relationship on behalf of our research career”!