PósENQ/UFSC muito bem representado no Prêmio Confap de CTI

28/12/2023 18:27

Subcategoria: Ciências Exatas

Pesquisadora: Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira

Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Com graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado e doutorado em Química pela UFSC e pós-doutorado na Universidade de Porto, Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSC.

É membro de comitês científicos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Faz parte do comitê gestor do INCT Midas, um projeto dentro do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tem como objetivo desenvolver a ciência aplicada de ponta nas áreas de química, engenharia, materiais e processos que gerem tecnologias ambientais de alto potencial aplicado para a valoração de resíduos e materiais renováveis.

A pesquisadora possui experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tratamentos e Aproveitamento de Rejeitos e aplicação de processos nanotecnológicos, atuando principalmente nos temas: tratamento de efluentes, adsorção, processos oxidativos avançados e catálise heterogênea.

O Prêmio Confap é uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que congrega as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) de todo o Brasil. A Etapa Estadual da premiação é organizada pela FAP de cada estado. Os selecionados em cada categoria representam seu estado na Etapa Nacional.

Esta é a terceira edição do Prêmio Confap de CTI, que tem como objetivo selecionar pesquisadores com trabalhos que contribuam para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e profissionais da área de comunicação que atuem na divulgação da CTI.

Conheça todos os selecionados que representarão Santa Catarina na final da terceira edição do Prêmio Confap e a matéria completa em https://fapesc.sc.gov.br/conheca-os-catarinenses-que-vao-representar-sc-em-premio-nacional-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao/.