Formulário de Inscrição

EDITAL DE INSCRIÇÕES PARA NOVOS ALUNOS COM INÍCIO EM 2014.1

Deverão se inscrever canditados a aluno em tempo integral com ou sem bolsa, aluno em tempo parcial e aluno em disciplina isolada.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO PARA NOVOS ALUNOS COM INÍCIO EM 2014.1

  1. O número de vagas estipulado é dez (10) para o doutorado e dez (10) para o mestrado. A aceitação dos candidatos estão condicionadas às suas pontuações no processo seletivo;
  2. O processo seletivo é único e não serão aceitas inscrições fora do prazo;
  3. As inscrições são gratuítas;
  4. A confirmação da aceitação das inscrições dos candidatos só ocorrerá após a verificação das documentações apresentadas. O candidato que não apresentar toda a documentação exigida, ou documentação em formato diferente do exigido, terá sua inscrição não aceita;
  5. Só serão aceitos na modalidade de aluno regular em tempo integral os candidatos aprovados que forem selecionados por algum orientador do programa e forem contemplados com bolsa de estudos. Todos os outros alunos aprovados, sejam alunos em tempo integral ou alunos em tempo parcial, só poderão se matricular como “aluno em disciplina isolada”. O aluno permanecerá nesta modalidade até conseguir bolsa de estudos ou cursar e for aprovado em três disciplinas do programa;
  6. Só poderão ser orientadores os professores permanentes do programa;

CALENDÁRIO – TODAS AS DIVULGAÇÕES OCORRERÃO NO WEBSITE DO PROGRAMA. Para não perder as informações mais atuais, sempre execute o comando “reload” ou “atualizar” ao acessar cada página do site do POSENQ.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 10 de fevereiro de 2014 a 21 de fevereiro de 2014
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL:  28 de fevereiro de 2014
MATRÍCULA: fevereiro e março/2014
INÍCIO DAS AULAS: março/2014

DETALHAMENTO DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

  1. Preenchimento obrigatório de formulário online no site do programa – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
  2. Entrega dos documentos listados a seguir. Estes documentos devem ser digitalizados e remetidos por email para o endereço eletrônico cpgenq@gmail.com até as 24 horas do final de inscrição. O conjunto de documentos deve compor UMA ÚNICA cópia pdf. NÃO SERÃO ACEITOS MÚLTIPLOS ARQUIVOS. A digitalização deve ser de boa qualidade, de modo a permitir uma visualização adequada de todas as informações contidas nos documentos.
    1. Diploma de curso superior (para mestrado e doutorado) e do mestrado (para doutorado). O diploma do último curso pode ser substituído por declaração de conclusão ou declaração informando a data provável de conclusão.
    2. Histórico escolar do curso de nivel superior (para mestrado e doutorado) e do mestrado (para doutorado)
    3. “Curriculum vitae” no formato LATTES (www.cnpq.br) ATUALIZADO. Candidatos estrangeiros poderão entregar currículo em formato diferente do Lattes.
    4. Fotocópias da carteira de identidade e do CPF e uma foto 3×4.
  3. Recebimento pela secretaria do programa de duas cartas de referência. Estas cartas de referência também devem ser digitalizadas e remetidas para o endereço cpgenq@gmail.com  até as 24 horas do dia final de inscrição. É OBRIGATÓRIO que as cartas sejam remetidas diretamente do endereço de email da pessoa que as preencheu. Não serão aceitas, em nenhuma circunstância, cartas de referência remetidas pelo próprio candidato.  FORMULÁRIO 
  4. As versões impressas dos documentos e as comprovações do currículo LATTES serão solicitadas apenas dos alunos aprovados e no ato da primeira matrícula. Nesta ocasião deverão ser apresentados os documentos originais para que as cópias sejam autenticadas pela secretaria do Programa.
  5. Candidatos estrangeiros só poderão se matricular com apresentação de passaporte com visto válido, com duração mínima de um ano. Em nenhuma hipótese o candidato estrangeiro poderá se manter matriculado, em qualquer momento durante a realização do seu curso, sem a existência de visto válido;
  6. Candidatos estrangeiros: No preenchimento do formulário de inscrição online o candidato estrangeiro deve preencher o campo CPF com 99999999999 .
Critérios de Seleção:
 
Análise do histórico escolar: Índice de Aproveitamento, IAP; Tempo de duração do curso e número de reprovações; Curso e universidade de procedência.
Análise do curriculum vitae: Ano de conclusão do curso; Experiência profissional; Monitorias e bolsas de iniciação científica; Estágio em indústrias;Trabalhos publicados em periódicos indexados, anais de congressos, etc.
Outros elementos considerados excepcionais

Contato:
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química
    
          Fone: 48 3721 2501
             E-mail: posenq@enq.ufsc.br

 

 

LEIA COM ATENÇÃO:

Este formulário deverá ser preenchido prestando-se atenção particular em alguns pontos:
a) os campos que possuem um asterisco vermelho ( * ) são de preenchimento OBRIGATÓRIO;
b) nas categorias que existirem em seu título um asterico vermelhos ( * ) deverão ser peenchidos TODOS os campos;
c) SEMPRE leia as informações de ajuda que aparecem ao lado do campo durante o preenchimento deste, pois estas informações indicam como devem ser formatos os campos;

É importante o correto preenchimento de TODOS os campos pois estes serão analisados e convertidos em pontuação automaticamente através de um algoritm. Ou seja, caso sejam preenchidos datas de forma incorreta, números possuindo letras, utilização de ponto ao invés de vírgula como separador decimal, seu cadastro não poderá ser avaliado automaticamente pelo algoritmo e sua inscrição não será aceita.

1. Selecione o tipo de inscrição a Pós-Graduação:*

2. Dados Pessoais:

Nome:*
Nascimento:*
CPF:*
CI:*
Órgão Emissor:*
Telefone:*
Celular:
E-mail:*
País:*
Estado:*
Cidade:*
Bairro:*
Endereço:*
CEP:*

3. Indique duas pessoas que preencherão as folhas de referência anexas:*

Nome:
Instituição:
Contato:

Nome:
Instituição:
Contato:

4. Como pretende custear o curso:*

5. Tempo que pretende dedicar-se ao curso:*

6. Conhecimento de Idiomas:

1. Idioma:*

Leitura

Conversação

Redação

Compreensão

2. Idioma:*

Leitura

Conversação

Redação

Compreensão

3. Idioma:*

Leitura

Conversação

Redação

Compreensão

7. Plano de estudos:*
Descreva no espaço abaixa, dentro das linhas de pesquisa do catálogo do curso, um assunto de sua preferência. Justifique a escolha com base na experiência já adquirida e/ou na sua atuação profissional futura. Máx. 1000 caracteres.

8. Linhas de pesquisa : numerar em ordem de prioridade, as linhas de pesquisa de seu interesse:*

Engenharia de Reações Químicas e Desenvolvimento de Materiais
Engenharia Genônica e Biomédica
Fenômenos de Transporte e Meios Poros
Modelagem, Otimização e Controle de Processos
Processos Biotécnologicos
Termodinâmica e Processos de Separação

9. Resumo do Curriculum vitae:

Informações de sua graduação:*

Curso:
Universidade onde o curso foi realizado:
Data do início do curso:
Data do final do curso:
Índice de aproveitamento acumulado nas disciplinas do curso:
Número de semestres em que atuou como bolsista de IC ou
em monitoria:
Número de horas em estágio que você realizou:
Você realizou estágio ou outra atividade no exterior:

Informações sobre a sua experiência profissional após a graduação (na área de sua formação):
Anos que trabalhou em empresas:
Anos que trabalhou em institutos de pesquisa:
Anos que trabalhou como docente de ensino superior:

Publicações (caso tenha realizado):

Número de artigos completos publicados em revista de circulação internacional:
Número de artigos completos publicados em revista de circulação nacional:
Número de artigos completos publicados em anais de congresso:

Imformações do seu mestrado (caso tenha realizado):

Curso:
Universidade onde o curso foi realizado:
Data do início do curso:
Data do final do curso:
Índice de aproveitamento acumulado nas disciplinas do curso:
Caso tenha recebido bolsa, indique o período da bolsa:
Caso tenha recebido bolsa, indique a instituição financiadora:

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