Edital de Processo Seletivo 2025.III

Antes de proceder a inscrição, LEIA ATENTAMENTE o Edital 1 de Processo Seletivo para ingresso em 2025.III presente abaixo:

Edital de Processo Seletivo 2025.3 – INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ O DIA 10 de AGOSTO de 2025.

A publicação das Inscrições Homologadas será no dia 11 de agosto de 2025.

O sorteio de Vagas para Ações Afirmativas será efetuado no dia 11 de agosto de 2025 às 11h00min na secretaria do PósENQ  (aberto ao público), e após, será publicado nesta página.

Resolução Normativa N.º 01/PósENQ_2024 – Distribuição/Acúmulo de Bolsas – Informações do Parágrafo único do Artigo 6 deste documento, devem ser enviadas para o e-mail inscricoes.ppgenq@contato.ufsc.br. 

Previsão de Distribuição de Bolsas de Fomento para o Edital de Processo Seletivo de Mestrado e Doutorado – 2025.3

Comissão de Seleção e Bolsas do PósENQ

Modelo de Carta de Referência

Classificação do JCR_Fator de Impacto 

Sorteio de vagas reservadas para a Política de Ações Afirmativas da UFSC

Inscrições Homologadas 

Pontuação por Tema de Estudo

Pontuação Detalhada 

RESULTADO FINAL

IMPORTANTE!!!!

LEIA COM ATENÇÃO!!!!

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSC, no uso de suas atribuições, torna público o Resultado Final do Processo Seletivo 2025.III com a relação dos(as) candidatos(as) selecionados(as) para o mestrado e para o doutorado, em ordem decrescente da nota final de classificação por tema de estudo. Convém salientar que a nota de corte é igual a 3,50 (três vírgula cinquenta) para o mestrado e 4,50 (quatro vírgula cinquenta) para o doutorado e que os(as) candidatos(as) que não obtiveram a nota mínima não constam no resultado final.

Solicitamos que observem o número de vagas por tema de estudo/orientador(a) que consta no Edital de Processo Seletivo 2025.III. Nesta etapa não serão aceitos recursos, visto que o período de recurso referente à pontuação já foi encerrado.

Resultado Final PS_PósENQ-2025.III_Classificação por Tema de Estudo

Informamos que o(a) candidato(a) aprovado(a) e classificado(a) no processo seletivo em 1ª e 2ª colocação (e 3ª, caso o tema tenha ofertado três vagas), deverão confirmar interesse na vaga encaminhando e-mail para o endereço eletrônico inscricoes.ppgenq@contato.ufsc.br com o assunto: CONFIRMAÇÃO DE INTERESSE NA VAGA, até o dia 29/08/2025 informando qual o Tema de Estudo em que irá trabalhar e após, realizar a matrícula no período de 01 a 12/09/2025 exclusivamente de forma remota, através do endereço eletrônico ppgenq@contato.ufsc.br, com o assunto: MATRÍCULA PROCESSO SELETIVO 2025.I.

Após preencher o FORMULÁRIO DE MATRÍCULA, você deve enviar para o e-mail acima informado, a seguinte documentação:

Diploma de curso superior para os(as) candidatos(as) ao Mestrado e para os(as) candidatos(as) ao Doutorado e diploma do Mestrado para os(as) candidatos(as) que se inscreverem ao Doutorado. Na falta dos mesmos será aceito um documento que comprove estar o(a) candidato(a) em condições de concluir o curso de graduação ou do mestrado (no caso de candidatura ao doutorado) até a data de início das aulas de pós-graduação, ficando tal registro condicionado à prova de conclusão da graduação ou do mestrado (no caso de candidatura ao doutorado);

Histórico escolar do curso de nível superior (graduação) para os(as) candidatos(as) ao Mestrado e para os(as) candidatos(as) ao Doutorado e histórico escolar do mestrado para os(as) candidatos(as) ao Doutorado, além do;

  1. “Curriculum Vitae” no formato Lattes (www.cnpq.br) ATUALIZADO, candidatos estrangeiros poderão entregar currículo em formato livre;
  2. Comprovante de Iniciação Científica ou equivalente com indicação do número de semestres;
  3. Comprovação da produção intelectual (cópia da primeira página dos artigos publicados em periódicos, patentes, livros e capítulos de livros, trabalhos em anais de congressos, etc.);
  4. Fotocópia da carteira de identidade, do CPF ou da carteira de habilitação. No caso de candidato(a) estrangeiro(a), fotocópia do passaporte.

IMPORTANTE: A AUTENTICAÇÃO (via Cartório) DOS DOCUMENTOS (pessoais e diploma(s), frente e verso) É DE RESPONSABILIDADE DO(A) CANDIDATO(A). 

A matrícula nas disciplinas após conversa com o(a) orientador(a), deve ser efetuada no período de 01 a 12 de setembro de 2025.

Caso ocorram desistências de candidatos(as) selecionados(as), poderão ser chamados a ocupar as vagas remanescentes outros(as) candidatos(as) aprovados(as), sendo respeitada a ordem de classificação por tema de estudo.

A Comissão de Seleção e Bolsas do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina, informa com os dados abaixo os discentes selecionados para bolsas disponíveis, conforme a Lista de Prioridade dos temas de pesquisa, seus respectivos orientadores e agências de fomento:

Docente Discente

Nível

Matrícula

Bolsa/Agência

Humberto Gracher Riella Yuri de Oliveira Pokamaja

Mestrado

202506266

CAPES

Camila Michels André Sorato Fragnani

Mestrado

202506254

FAPESC

Hugo Moreira Soares Aline Alves Soares

Mestrado

202506196

CAPES

Pedro Henrique Hermes de Araújo Amanda Mueller Vianna dos Santos

Mestrado

202506193

CAPES

Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira Marina Calian Moura

Mestrado

202506192

FAPESC

Débora de Oliveira Bernadeth Vidal Dragojevic

Mestrado

202506212

CAPES

Sergio Yesid Gómez González Moisés Amancio da Silva

Mestrado

202506238

CAPES

Adriano da Silva Maiko Rodrigo Monteiro

Mestrado

202506281

CAPES/PROPG

Agenor Furigo Junior Giovana Lima de Souza

Doutorado

202506339

CAPES

Adriano da Silva Sedami Touzoun Romain Agassin

Doutorado

202302401

FAPESC

Cíntia Soares Rafael Vilarins Silva

Doutorado

202506373

CAPES

Débora de Oliveira Vítor Moritz Moser

Doutorado

202405070

FAPESC

A Comissão de Seleção e Bolsas