Palestra: Aplicações e Avanços da Simulação Molecular

18/04/2014 10:47

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química tem a honra de convidá-los para assistir a palestra intitulada:

APLICAÇÕES E AVANÇOS DA SIMULAÇÃO MOLECULAR

Palestrante: Prof. Dr. Miguel Granato

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP

Local: Auditório 2 do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos
Data: 23/04/2014
Horário: 10h00min

Miguel Granato é Engenheiro Químico (1982), Mestre em Engenharia Química (2003) e Doutor em Engenharia Química (2008). Com 25 anos de experiência em desenvolvimento e fabricação de corantes, pigmentos e auxiliares têxteis, dedica-se atualmente, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP, à pesquisa de aplicações de Simulação Molecular a processos de separação por adsorção e ao equilíbrio de fases.

A palestra “Aplicações e Avanços da Simulação Molecular” apresenta uma introdução às principais técnicas de Simulação Molecular (DFT, Monte Carlo e Dinâmica Molecular) dando exemplos das principais aplicações em Engenharia Química, como: Equilíbrio de Adsorção, Propriedades Termodinâmicas e Difusão. A parametrização de campos de força é descrita através desses exemplos e são abordados os desafios que ainda se apresentam para a determinação das propriedades de equilíbrio e cinética em materiais porosos.