Docentes do PósENQ no COBEQ e ENBEQ

03/10/2023 14:00

O 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Química (24º COBEQ) está sendo realizado de 01 a 04 de outubro de 2023, em Salvador, Bahia.

Estiveram presentes os docentes: Agenor Furigo Junior, Bruno Francisco Oechsler, Cintia Marangoni, Cíntia Soares, Claudia Sayer, Cristiano José de Andrade, Débora de Oliveira, Hugo Moreira Soares, Natan Padoin, Pedro Henrique Hermes de Araújo, Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira e Ricardo Antonio Francisco Machado.

O COBEQ é reconhecido como o principal congresso da Engenharia Química no Brasil, congregando pesquisadores tanto da Academia quanto da Indústria. Desde 1976, o COBEQ tem sido o epicentro de debates e intercâmbio de ideias relacionadas à pesquisa, inovação e aplicação da Engenharia Química, tanto a nível nacional quanto internacional.
Para a 24ª edição, o COBEQ tem como tema central " O papel da engenharia química na transição energética, desfossilização e circularidade da economia", um tema de extrema relevância global na busca por um futuro sustentável para o nosso planeta.

Paralelamente, o 19º Encontro Brasileiro sobre Ensino da Engenharia Química (19º ENBEQ) ocorrerá de 04 a 05 de outubro de 2023, também em Salvador. O ENBEQ consolidou-se como um espaço de discussão vital sobre diversos aspectos da formação profissional em Engenharia Química, especialmente em um momento em que as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) e a Curricularização da Extensão nos currículos dos cursos de graduação apresentam novos desafios.

Neste contexto, o ENBEQ busca reunir docentes, discentes e gestores de cursos de Engenharia Química, tanto de graduação quanto de pós-graduação, para envolvê-los em discussões enriquecedoras sobre práticas inovadoras de ensino-aprendizagem nas instituições de ensino do Brasil e do exterior. Serão debatidos temas atuais e de impacto, como a cibercultura, a hibridização do ensino e a curricularização da extensão.

Além disso, a participação da UFSC no COBEQ/ENBEQ está focada na divulgação de 3 eventos que estão sendo organizados por docentes do EQA, a serem realizados em 2024 em Florianópolis:
º 17th INTERNATIONAL CONFERENCE ON INORGANIC MEMBRANES (ICIM) de 1 a 5 de julho, coordenado pelo Prof. Dr. Marco Di Luccio;
º I CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL (COBBIND) de 25 a 28 de agosto, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Débora de Oliveira e o
º 6th IBEROAMERICAN CONFERENCE ON ADVANCED OXIDATION TECHNOLOGIES (CIPOA) de 7 a 11 de outubro, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira.