Curso: Development of Advanced Biorefineries in the Production of Biofuels and High Value-Added Compounds

18/07/2024 14:44

Héctor Arturo Ruiz Leza – Professor Titular e Fundador da Biorrefinaria Grupo da Escola de Química da Universidade Autônoma de Coahuila, México.

A cooperação e interação entre Professores da UFSC e Prof. Héctor Ruiz da UAdeC no México foram considerados júris em avaliações de doutorado, avaliações interinstitucionais em nível internacional e no desenvolvimento de especial publicado na revista internacional BioEnergy Research Journal (Springer). Esta interação levou à manutenção e ao aumento da cooperação devido ao áreas de pesquisa comuns entre os grupos de pesquisa de ambas as universidades do área de bioprocessos. Estas colaborações internacionais entre ambas instituições levarão ao desenvolvimento de projetos internacionais conjuntos, intercâmbio de professores, alunos, aumentando e potencializando projetos de pesquisa refletidos em publicações, dupla titulação de alunos em nível de pós-graduação, entre outros.

Além disso, entre 2023 e 2024, a Edição Especial sobre Bioprocessos será publicado na revista BioEnergy Research Journal.

O curso será no período de 19 a 23 de agosto de 2024 das 09h00min às 12h00min, no Auditório I do EQA – Plano de Ensino.

Para participar, basta enviar e-mail até o dia 18 de agosto de 2024 para o endereço eletrônico posenq@contato.ufsc.br com o Assunto: Curso: Development of Advanced Biorefineries in the  Production of Biofuels and High Value-Added  Compounds.

Atividades a serem desenvolvidas:

A consolidação da cooperação entre os grupos de pesquisa da UAC e da UFSC será alcançado através da cooperação acadêmica que buscará desenvolver estratégias no conversão de biomassa em biocombustíveis e compostos de alto valor agregado. Este projeto terá o objetivo de compartilhar experiências em tecnologias inovadoras em escala laboratorial e piloto sobre a conversão de biomassa em termos de biorrefinaria.

Nesta troca de conhecimentos pretende-se partilhar experiências em laboratório metodologias para caracterização de matérias-primas como lignocelulósica biomassa, aplicação de tecnologias em nível laboratorial e piloto para o fracionamento de biomassa, ampliação de processos de pré-tratamento, estratégias de alta carga de hidrólise enzimática usando reatores de nível laboratorial, bem como estratégias de fermentação para a produção de biocombustíveis e compostos de alto valor.

Projeto de reatores, modelagem do processo de hidrólise enzimática (https://biorefinerygroup.com/mx-biorefinery-pilot-plant-facility/  e https://biorefinerygroup.com/integrated-biorefinery-pilot-plant-facility).

Para tal, este projeto contribuirá para a formação de pessoal humano altamente qualificado recursos em competências complementares de ambos os grupos. Este projeto também fará com que possível reforçar a cooperação existente entre ambos os grupos, bem como a aumento e aprimoramento de sua produção científica.

As atividades a serem realizadas pelo Prof. Héctor A. Ruiz durante a estadia de pesquisa na UFSC incluem:

i) Curso para alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) na desenvolvimento de biorrefinarias avançadas na produção de biocombustíveis e compostos de alto valor agregado.

ii) Reuniões com estudantes, pesquisadores e professores destas programas de pós-graduação e laboratórios de pesquisa para discutir cooperação projetos que estão sendo iniciados e perspectivas de atividades futuras para estudantes e pesquisadores.

iii) Participação na conferência: I CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL.

iv) Falar sobre a escrita de artigos científicos para estudantes e investigadores

v) Reuniões com professores e pesquisadores da UFSC para discutir o futuro projetos conjuntos de pesquisa, bem como sobre outras possíveis parcerias a serem estabelecida num futuro próximo.

Como resultados deste projeto são esperados os seguintes pontos listados abaixo:

• Aumentar ainda mais a integração de professores visitantes estrangeiros de renome no rotinas dos programas de pós-graduação.

• Melhorar ainda mais a formação de qualidade dos alunos de mestrado e doutorado.

• Aumentar o número, a qualidade e o impacto das publicações, especialmente com coautores internacionais.

• Prospectar a possibilidade de aumentar o número de alunos sob cotutela nas duas instituições.

• Aumentar ainda mais o impacto internacional das atividades de investigação desenvolvidas na UFSC e na UAC.