1º Encontro de Pesquisa, Simulação & Café, promovido pela ESSS
As inscrições já podem ser realizadas no link: https://lnkd.in/dv8U23D7.
Contamos com a sua participação!
As inscrições já podem ser realizadas no link: https://lnkd.in/dv8U23D7.
Contamos com a sua participação!
No primeiro workshop organizado pelo INCT CAPE e pelo PósAutomação, o foco é a pesquisa em geração e utilização de H2 verde no âmbito das microrredes. Serão discutidos temas relacionados à integração de sistemas que permitem o armazenamento de hidrogênio verde em microrredes com fontes de energias renováveis e as suas aplicações. O Workshop terá como atividades palestras com convidados do Brasil e da Espanha, visita técnica à Usina de Hidrogênio Verde da UFSC e mesa redonda.
Confira a programação completa.
Organização: INCT CAPE e PósAutomação – UFSC
Data: 21 e 22 de Setembro de 2023
Horário: 21 de Setembro das 08:30 às 11:50 hrs, e das 14:00 às 18:00 hrs;
22 de Setembro das 09:00 às 11:50 hrs, e das 14:00 às 18:00 hrs.
Local: Auditório da FEESC, CTC – UFSC, e transmissão online via Youtube.
Formulário de inscrição (gratuito): Clique aqui (limite de 40 vagas presenciais).
Mais informações: https://inctenergia.ufsc.br/Workshops/WorkshopINCT2023/workshop_inctcape23.html.
Uma parceria recém-iniciada entre a UFSC e Petrobras terá a construção de um sistema piloto para a exploração de novas possibilidades ambientais para a indústria do petróleo.
O projeto de R$ 6 milhões é liderado pela Prof.ª Dr.ª Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira, do Laboratório de Energia e Meio Ambiente (LEMA) do PósENQ e tem prazo de três anos.
Em 2021, a Dr.ª Regina foi premiada como cientista destaque na universidade pela sua trajetória como pesquisadora da área.
A ideia, segundo a UFSC, é estudar como dois processos químicos, combinados de forma inovadora, podem otimizar a produção de petróleo, afastando riscos ambientais e melhorando a qualidade do tratamento da chamada “água produzida”, presente nos reservatórios de óleo e gás natural e trazida à superfície junto com o petróleo. O objetivo é reduzir impactos ambientais, mas também otimizar o processo de extração de petróleo.
A instituição explica que a destruição dos contaminantes será feita por meio de processos de tratamento combinados em um design inovador, que intensifica esses processos, gerando impactos ambientais e econômicos positivos. O reator, prevê o projeto, será primeiro construído em escala de laboratório e depois em plataforma da empresa numa escala piloto. A Petrobras irá definir em qual das suas plataformas o reator será instalado.
O trabalho também envolve outros três diferentes grupos de pesquisa da UFSC, com bolsistas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
A notícia completa você encontra em: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/anderson-silva/com-projeto-de-r-6-mi-professora-premiada-da-ufsc-vai-liderar-reator-inovador-da-petrobras.
O PPGEAL (Programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos da UFSC) oferecerá a disciplina Tópicos Especiais: Reologia – Teoria e Prática (EAL410031).
Esta disciplina optativa a ser oferecida visa dar noções básicas e práticas sobre ensaios de reologia e suas aplicações, com muita prática no equipamento Anton Paar – MCR 72.
Os discentes serão capacitados a entender a importância da reologia em aplicações industriais e a utilizar a técnica para caracterização de soluções, suspensões e pastas que compõem diferentes matrizes e insumos para a indústria química e de alimentos. Na disciplina será estabelecida uma conexão entre teoria e prática.
Na parte prática da disciplina será utilizado o equipamento Anton Paar – MCR 72, alocado na Central de Análises do EQA.
O público-alvo são os discentes de mestrado e doutorado do PPGEAL, porém, será aberta também a possibilidade de participação de discentes de outros programas e em fases finais da graduação e profissionais da indústria, que poderão se matricular na modalidade de disciplina isolada.
Serão apenas 15 vagas, não fique de fora, mais informações através do e-mail: ppgeal@contato.ufsc.br.
Este é o segundo minicurso online organizado pela ABPOA e pela VI Iberoamerican Conference on Advanced Oxidation Technologies – CIPOA.
O minicurso será ministrado pelo Prof. Dr. Patrício Peralta-Zamora, da Universidade Federal do Paraná.
Inscrições: 18/09/2023 a 03/11/2023
As inscrições são gratuitas através do formulário https://forms.gle/xrqVxqn6Qb75MjuA9 e com certificado de participação.
Mais informações você encontra no link https://energiaemeioambiente.paginas.ufsc.br/2023/09/14/minicurso-online-processos-de-oxidacao-avancada-oportunidades-e-desafios/.
Realização
ABPOA – Associação Brasileira de Processos Oxidativos Avançados
VI Iberoamerican Conference on Advanced Oxidation Technologies – CIPOA
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PósENQ) estará oferecendo o curso “Materials and Sustainability”, a ser ministrado pelo Prof. Rui Novais, da Universidade de Aveiro, Portugal, que está em missão de trabalho na UFSC pelo programa CAPES PRINT. O curso, com carga horário de 1 crédito (15 horas), ocorre de 2ª a 6ª, 18 a 22 de setembro, a partir das 16 h, de modo híbrido: presencialmente no Auditório I do EQA e também de modo remoto.
O curso aborda o conceito de desenvolvimento sustentável e seus pilares fundamentais, fornecendo ferramentas para definir ações sustentáveis na exploração, uso e reciclagem de recursos. Além disso, apresenta novas formas de geração de energia (verde) e sua interconexão com a disponibilidade de materiais. Outro aspecto abordado é a definição de materiais críticos e os riscos na cadeia de suprimentos. O curso também explora a economia circular na utilização de materiais, incluindo o design de produtos, a melhoria de propriedades e durabilidade, e opções para o fim de vida dos produtos. Por fim, considera a seleção ecológica de materiais e produtos como parte integrante do desenvolvimento sustentável.
O curso tem como público-alvo principal alunos dos PPGs de Engenharia Química, Ciência e Engenharia de Materiais, e Engenharia e Ciências Mecânicas (Campus Joinville) que recentemente se organizaram em torno de uma Rede de PPGs da UFSC intitulada “Materiais, Energias e Processos Sustentáveis” (Rede MEPS).
A programação completa do Curso “Materials and Sustainability” está disponível em: https://posenq.posgrad.ufsc.br/files/2023/08/Plano-de-Ensino-Materials-and-Sustainability.pdf.
A Universidade Federal de Santa Catarina se destacou no ranking 2023 da plataforma Research.com, com 26 pesquisadores dentre os cientistas mais citados do mundo.
O ranking é baseado em métricas que abrangem dados de pesquisadores e instituições em 22 campos do conhecimento que envolvem ciências da natureza, ciências médicas, ciências exatas e tecnológicas.
Para a classificação dos principais cientistas, os critérios são baseados no chamado Índice H da Disciplina (Índice D). O Índice D está relacionado com a proporção de contribuições feitas dentro de uma determinada disciplina ou área específica. Esse índice é derivado do Índice H, que é calculado como o número H de artigos que receberam pelo menos H citações.
Dentre os pesquisadores destacados da UFSC estão 10 professores da área de Química, sendo dois do PósENQ:
A propósito, a Prof.ª Dr.ª Débora de Oliveira é a mais bem classificada entre as cientistas mulheres na UFSC de acordo com o índice D. Além dela, a única outra pesquisadora da UFSC mencionada é a Prof.ª Dr.ª Maria José Hötzel, que atua na área de Veterinária.